Nem mesmo o centro de distribuição de ingressos para a Copa do Mundo ficou pronto a tempo em Porto Alegre. Com abertura prevista para o meio-dia desta sexta-feira, a estrutura montada junto ao BarraShoppingSul não foi liberada pelos bombeiros para funcionar. O motivo? O Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI) não foi entregue à corporação.

Continua depois da publicidade

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros no Estado, o coronel Eviltom Pereira Diaz afirma que os responsáveis pela construção e manutenção do centro tentaram entregar alguns documentos em separado, o que não foi aceito.

– Não existe “meio plano”, nem avaliamos o que era, não recebemos assim, e eles foram notificados para entregar o PPCI. Mas a interdição é apenas para utilização, eles podem trabalhar e fazer a instalação dos sistemas necessários. Eles se comprometeram em entregar sexta todo o plano, daí vamos analisar – explicou o coronel Eviltom.

O comandante não descarta que a estrutura abra às portas aos torcedores no sábado:

– Temos que analisar o plano, porque até agora não sabemos o que tem nele.

Continua depois da publicidade

A responsabilidade, segundo o titular da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), João Bosco Vaz, é da Fifa e do centro comercial.

– Não é um problema nosso. É uma obra privada, um contrato assinado entre o BarraShopping e o COL. Tínhamos oferecido a Usina do Gasômetro, mas eles acharam melhor fazer esse acordo com o shopping. O documento que temos de entregar está pronto na Smurb (Secretaria Municipal de Urbanismo), mas, para entregar, precisamos da licença dos bombeiros.

Fifa acredita ainda ser possível iniciar venda nesta sexta-feira

Gerente do Comitê Organizador Local (COL) em Porto Alegre, o ex-jogador de vôlei Paulão, acredita que ainda é possível abrir o centro na sexta:

– A previsão era abrir no começo da tarde. Temos uma manhã inteira pra resolver isso.

Paulão, entretanto, não estima uma nova data caso não a abertura nesta sexta.

Serviço

Conforme a prefeitura, a recomendação da Fifa é de que interessados em retirar ingressos do Mundial na capital gaúcha entrem em contato pelo 0300 021 2014 ou acessem fifa.com para mais informações. Aqueles que agendaram hora para a retirada de ingressos serão contatados para o agendamento de um novo horário.

Continua depois da publicidade