No Dia Mundial sem Tabaco, o Centro de Hematologia e Oncologia (C.H.O) desafia a população a respirar novos ares. Criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde, o dia 31 de maio serve para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Continua depois da publicidade
Por isso, no dia 31, entre 7 e 10 horas, o CHO em parceria com o Jornal A Notícia vai distribuir mudas de plantas em Joinville. Motoristas que passarem pelas ruas Princesa Isabel, esquina com Doutor João Colin e rua Abdon Batista, esquina com avenida Procópio Gomes, vão receber mudas de hortelã gratuitamente.
Leia as últimas notícias de Joinville e região
– Nossa intenção é mostrar que a população pode respirar novos ares, livres da contaminação pelo tabaco – destaca o médico Célio Kussumoto, oncologista do CHO de Joinville.
Estudos comprovam que o tabagismo tem relação direta com vários tipos de câncer.
Continua depois da publicidade
– Sabemos hoje que 30% da existência de todos os cânceres no país estão relacionados ao tabaco. A doença pode se manifestar em vários locais como pulmão, laringe, bexiga e pâncreas. De todos os casos de câncer de pulmão, a relação já é bem mais alta: 80% dos casos tem ligação com o cigarro e outros tipos de fumo – diz.
Dados do Instituto Nacional do Câncer afirmam que o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por câncer no Brasil.
– Apesar do número de fumantes estar caindo, são um bilhão de fumantes no mundo. Muitos jovens não fumam cigarro, mas reúnem-se para consumir o narguilé. Assim como o charuto, eles são derivados do tabaco e fazem mal ao organismo como um cigarro. A cada sessão de narguilé, a quantidade de fumaça inalada equivale a de 100 cigarros – informa o oncologista.
– Queremos aproveitar a data mostrar que diversos tipos de doenças podem ser evitadas quando não fumamos. Acreditamos que o Dia Mundial sem tabaco possa ser uma excelente data para deixar de fumar e iniciar uma vida mais saudável – comenta Kussumoto.
Continua depois da publicidade
– Até porque após 15 anos após parar de fumar, o risco de se ter câncer de pulmão é quase igual a quem não fuma – completa.
Estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam risco:
10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão
5 vezes maior de sofrer infarto
5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar
2 vezes maior de sofrer derrame cerebral
Se parar de fumar agora:
após 20 minutos sua pressão sanguínea e pulsação voltam ao normal
após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue
após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar readquire a capacidade de identificar sabores
após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora
após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou