A busca pela ampliação da Rota de Lazer na Rua XV de Novembro, a redução de vagas de estacionamento e de velocidade em ruas da região central e o futuro calçadão na Rua Capitão Euclides de Castro, iniciativa que partiu de proprietários de imóveis do local em parceria com a prefeitura, são alguns dos indicativos da nova prioridade do Centro de Blumenau: despertar a caminhabilidade.

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Só há vantagens em mudar a paisagem, afirma Sérgio José Gonçalves, proprietário do Polpetta, estabelecimento localizado na via que em breve será um calçadão, a famosa Rua do Brueckheimer. Em experiências anteriores, quando o acesso foi fechado para carros, o empresário conta que o público lotou o espaço.

– A calçada aqui é estreita, o que dificulta a passagem das pessoas. Além disso, poucos carros usam o local como passagem. Não há perdas para ninguém ao desviar o fluxo de veículos, só vantagens – avalia.

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Entusiasta da ampliação da Rota de Lazer, na Rua XV – que terá um teste de horário estendido nos domingos de 3 e 10 de abril -, a arquiteta e urbanista Amanda Tiedt conta como ocorreu a proposta de rever o horário:

– De manhã cedo sempre tem pouquíssimas pessoas, mas mais tarde, como é domingo, o movimento aumenta. Como já existia a ferramenta Panela de Pressão (aplicativo que permite contato direto com governantes) na rede Minha Blumenau, nós colocamos um painel na Rua XV pedindo para pessoas o que elas achavam que precisava ter na Rota e 95% pediram pela ampliação de horário.

Amanda destaca que as pessoas se sentem mais seguras ao caminhar em um local com boas condições de mobilidade:

– Muitas calçadas não têm acessibilidade, então ali é o momento que elas sentem total liberdade para caminhar.

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Iniciativas no Centro

Rota de Lazer na Rua XV

A Rota de Lazer, que fecha semanalmente a Rua XV, surgiu pela primeira vez em setembro de 2010 e foi retomada em junho de 2012. Recentemente a rede Minha Blumenau iniciou uma campanha e a prefeitura decidiu testar um horário ampliado nos dias 3 e 10 de abril, quando a rua ficará fechada até as 17h, e não até o meio-dia.

Redução de velocidade

Anunciada em dezembro, a redução da velocidade máxima em algumas vias de Blumenau já está valendo. Até agora, a Secretaria de Serviços Urbanos instalou novas sinalizações nas ruas Itajaí e Antônio Treis, no bairro Vorstadt, e em pelo menos outras cinco ruas da região central, como a Curt Hering e transversais, onde a velocidade máxima permitida agora é de 30 km/h. Além disso, durante a implantação do binário da Alameda Rio Branco e da Rua Nereu Ramos, houve ações como recuperação dos passeios públicos e implantação de faixas de pedestre elevadas, além de ilhas de segurança.

Calçadão da Rua Capitão Euclides de Castro

O projeto prevê que o trecho de 107 metros seja destinado aos pedestres. A prefeitura fará a remoção do pavimento e a abertura de valas para drenagem e os proprietários dos imóveis participam com R$ 120 mil para a instalação de paver e colocação de mobiliário. A previsão é que as obras comecem em abril e sejam concluídas em 90 dias.

Caminhabilidade

Termo traduzido do inglês (walkability), é um conceito que mensura o quanto uma região é amigável ao pedestre. Está relacionado a acessibilidade e facilidade dos deslocamentos a pé.

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