Nas próximas semanas, a central de monitoramento de semáforos entrará em funcionamento no Centro de Controle e Operação (CCO), localizado na sede da Defesa Civil, em Criciúma. A instalação dos controladores semafóricos, para a criação da Onda Verde na Avenida Centenário, começou na última semana. Os técnicos de tráfego da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) serão responsáveis pela operação.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A nova tecnologia deve substituir o modelo analógico de 52 cruzamentos espalhados por toda a cidade. Na Avenida Centenário, serão trocados 17 pontos. Conforme a DTT, a central mapeará todos os semáforos da cidade, sendo possível identificar falhas de funcionamento.

A previsão é que nas próximas semanas ela já entre em funcionamento, depois que os estudos e testes forem finalizados. O prazo de execução dos trabalhos é de 90 dias correntes, a partir da data de assinatura da ordem de serviço.

Onda Verde

A Onda Verde em horários de pico permitirá a sincronização dos semáforos na Avenida Centenário, possibilitando um controle central dos ciclos. A sincronização dos tempos de abertura e fechamento cria a coincidência programada do sinal verde, em efeito cascata. O objetivo é uma melhor fluidez do trânsito.

Continua depois da publicidade

A implantação da Central Semafórica de Criciúma integra o Plano de Mobilidade Urbana Municipal, instituído pela lei n° 8511, de 14 de dezembro de 2023. O investimento total para a compra e instalação dos equipamentos foi de R$ 1,980 milhão proveniente do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), com operação de crédito externo no valor de 25 milhões de dólares.

Leia mais

Homem é preso por furtar retroescavadeira e usá-la para arremessar carro em casa no Sul de SC

FOTOS: Campo de girassóis se torna ponto turístico em pequena cidade no Sul de SC