A central de hidratação para pacientes com dengue começou a funcionar nesta segunda-feira (4), em Joinville. O local está na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Glória e fica aberto 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados.
Continua depois da publicidade
Clique para entrar na comunidade do WhatsApp
De acordo com informações da prefeitura de Joinville, o espaço tem estrutura com 20 leitos de observação, é voltado para pacientes com dengue B ou C e tem como objetivo reduzir a sobrecarga em outras Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Os pacientes que têm acesso à central são aqueles que já foram atendidos em uma das 54 UBSFs ou UPAs. Através de um encaminhamento, esses usuários são recebidos pela Unidade Sentinela da dengue que funciona na UBSF Glória. No local, passam por nova avaliação médica e são direcionados para a central de hidratação, onde recebem as medicações necessárias, além de hidratação endovenosa ou via oral.
Na central, conforme o município, também serão realizados exames de monitoramento das condições do paciente, além de suporte logístico quando é necessário o deslocamento para outro ponto de atenção, como em situação de internação hospitalar.
Continua depois da publicidade
Atenção aos primeiros sintomas
A secretaria da Saúde de Joinville orienta a população que procure atendimento em uma das 54 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) já nos primeiros sintomas da doença, como febre que pode iniciar subitamente e alta, associada dores de cabeça, dor atrás dos olhos, mal estar, dor no corpo, nas juntas e manchas pelo corpo.
— Nas UBSFs, será feito o diagnóstico clínico. Num primeiro momento não é necessário qualquer outro recurso adicional. Por isso, atenção aos sintomas, porque podemos fazer uma intervenção precoce evitando, inclusive, um futuro agravamento e necessidade de internação do paciente — alerta a diretora executiva da Secretaria da Saúde, Marlene Bonow Oliveira.
Mortes por dengue em Joinville
Com nove mortes por dengue em 2024, Joinville é a cidade com mais óbitos pela doença em Santa Catarina. Além disso, a cidade tem 3,2 mil casos confirmados e 10,6 mil em investigação.
A última morte a ser confirmada foi na última sexta-feira (1°), sendo uma mulher, de 67 anos, moradora do bairro Boa Vista. Ela tinha comorbidades e estava internada em um hospital privado do município.
Continua depois da publicidade
Já o óbito de um bebê de 1 mês e 29 dias, vítima da dengue em Joinville, se tornou a mais jovem pela doença na história de Santa Catarina. A informação foi confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).
Leia também
Jovem que desapareceu navegando de caiaque é achado morto em SC
Nove pessoas são denunciadas à Justiça por esquema de corrupção no Detran de SC
Lojistas ficam preocupados após shopping de Joinville encerrar atividades: “Estamos em choque”