Para quem visita o Centro de Distribuição de Veículos da BMW, que fica dentro do Perini Business Park em Joinville, a surpresa pode ser grande. O prédio de operações, que já é grande, acaba ficando pequeno se comparado à imensidão do estacionamento. Cercado dos quatro lados por carros de quase todo o catálogo de modelos da BMW e da Mini, o pátio guarda todos os veículos da montadora alemã que entram no Brasil, número que, em 2014, pode chegar aos 20 mil carros.
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Desde que todos os processos foram centralizados em Joinville, em setembro do ano passado, as concessionárias da BMW no Brasil só recebem os veículos depois que eles passam por aqui. No centro, os carros recebem componentes específicos para o mercado brasileiro, recarga de bateria, lavagem e preparação para as concessionárias. Em outras palavras, é onde acontece a intermediação entre os carros que chegam nos portos e o consumidor final, que compra direto nas lojas de todo o País.
– É aqui que acontece o que chamamos de ‘tropicalização’ dos BMW. Existem leis que são específicas do mercado brasileiro, e por isso os carros precisam ser adequados antes de serem entregues -, explica a diretora de relações governamentais da BMW no Brasil, Gleide Souza.
Segundo ela, 70% dos veículos que chegam ao Centro de Distribuição vêm da Europa. Os 30% restantes vêm dos Estados Unidos. Gleide explica que, apesar de a fábrica que está sendo construída em Araquari ser voltada para a produção de cinco modelos, a distribuição é um caso à parte.
A ideia é continuar atendendo a demanda brasileira, e, com exceção de alguns modelos que não possuem boa aceitação no mercado nacional, praticamente todo o portfólio de produtos da BMW devem continuar passando por Joinville.
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Ainda de acordo com Gleide, o processo que trouxe o Centro de Distribuição para Joinville – antes, a sede era em São Bernardo do Campo, SP -, apesar de ter tomado um certo tempo da empresa, foi incorporado ao projeto da nova montadora, em Araquari.
– Antes os veículos entravam no Brasil por meio do Porto de Santos, por isso a central ficava em uma região próxima. Com a fábrica sendo construída por aqui, percebemos que era possível se beneficiar da logística por conta da proximidade com uma montadora e diversos portos diferentes, e até agora tudo tem funcionado muito bem -, conta.
Crescimento de 800% em 8 anos
Em 2006, a movimentação econômica e comercial da BMW no Brasil ficava em torno dos 2.400 veículos comercializados anualmente. Hoje, a menor das previsões aponta 20 mil veículos sendo comercializados em território nacional, e para Gleide, esse é um dos fatores que influencia e impulsiona a concentração de um polo forte da BMW no País.
– A BMW tem a premissa de que a produção deve seguir o mercado. Esse crescimento de mais de 800% em 8 anos mostra que o mercado pediu a fábrica, e a fábrica atendeu ao pedido do mercado -, diz.
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Ela conta que a decisão de trazer a central para Joinville foi natural depois da decisão de que a montadora seria em Santa Catarina. Segundo ela, a presidência da BMW entendeu que o Estado podia, além de receber a fábrica, comportar bem a missão de escoar a produção para todo o Brasil.
Isso porque Santa Catarina é o único Estado brasileiro que conta com cinco portos diferentes, além do terreno estar às margens da BR-101, principal ligação entre o Norte e o Sul do País.
Logística catarinense a favor das vendas
A futura montadora da BMW e Central de Distribuição estão estrategicamente posicionadas entre os portos de Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Itapoá. Gleide conta que, atualmente, estão sendo utilizados dois dos quatro portos da região.
– O de Itapoá é responsável pela entrada de veículos no Brasil, e o de Navegantes pelo recebimento de componentes e equipamentos que vão ser usados na montadora -, diz Gleide.
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Sobre o andamento das obras em Araquari, Gleide afirma que o ritmo é bem acelerado. Seis meses após o lançamento da pedra fundamental da obra, o prédio principal, que vai concentrar a montagem e logística, já está 70% concluído, e a chegada dos equipamentos da linha de montagem no Brasil deve ocorrer nas próximas semanas.
– Estamos otimistas com o cronograma de entrega do primeiro carro até Outubro deste ano.