O município de São José terá Centrais Exclusivas do IPTU em alguns bairros da cidade para tentar facilitar a distribuição dos carnês em áreas onde há dificuldades na entrega. A primeira unidade passa a funcionar a partir deste sábado (20), no CEM Morar Bem, no bairro Serraria. O horário será de 8h às 12h. A recomendação da Secretaria da Receita é que o contribuinte leve um carnê no IPTU de um ano anterior.
Continua depois da publicidade
Entre os dias 25 e 27, haverá o atendimento para os moradores da região de Forquilhas, no CEM Governador Vilson Kleinubing. Entre 1º e 3 de fevereiro, o ponto exclusivo de distribuição do carnê funcionará no CEM Maria Iracema Martins de Andrade, o Barreirão, no bairro Ipiranga, também das 8h às 12h.
Este ano, os contribuintes poderão pagar o IPTU com 20% desconto em cota única, com vencimento no dia 12 de fevereiro. A mesma data vale para quem optar pelo pagamento em duas parcelas — a primeira deve ser quitada até o dia 12 do próximo mês. Quem estiver em dia com o Município até 16 de dezembro de 2017 terá mais 5% de desconto na cota única.
Também está disponível uma central que funciona no Centro de Atendimento a Terceira Idade (CATI) até o dia 9 de fevereiro, de segunda a sexta, das 8h às 19h.
Para negociação de dívidas ou em caso de dúvidas sobre valores do IPTU, a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) está localizada no andar térreo do prédio da Prefeitura de São José. O funcionamento no local é de segunda a sexta, das 8h às 19h.
Continua depois da publicidade
A versão online do carnê do IPTU 2018 está disponível no site da Prefeitura para a conferência e impressão. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3381-0058.
IPTU 2018
– Pagamento em cota única até 12 de fevereiro tem desconto de 20%
– Pagamento em cota única em 2 parcelas com vencimento em 12 de fevereiro de 2018 e 12 de março de 2018 tem desconto de 20%
– O contribuinte que estiver em dia com a receita municipal até o dia 16 de dezembro de 2017 terá desconto adicional de 5% na cota única
– Pagamento em 11 parcelas mensais e consecutivas com vencimento no dia 12 de cada mês não tem desconto
Continua depois da publicidade
– Para quem optar pelo pagamento em duas parcelas, se o pagamento da segunda parcela ocorrer após o vencimento, o desconto de 20% não será concedido, perdendo, inclusive o desconto na primeira parcela. Nesse caso, será necessário procurar o Centro de Atendimento ao Cidadão para solicitar a emissão de um novo boleto.
– Os pedidos de revisão do IPTU e TCRS para o exercício de 2018 deverão ser requeridos no Centro de Atendimento ao Cidadão até o dia 12 de fevereiro de 2018, conforme a Lei Complementar nº 021/2005.
– Já os pedidos de isenção podem ser feitos na Prefeitura até o dia 31 de julho. Tem direito à isenção do IPTU os contribuintes que: tenham terreno com área de 360 metros quadrados no meio de quadra ou 450 metros em esquina; com edificação total no terreno de até 132 metros quadrados; com renda de até três salários mínimos se casado, viúvo ou união estável ou renda de até 1,5 salário mínimo se solteiro, divorciado ou separado; que seja aposentado ou pensionista.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José
Ouça a reportagem: