Centenas de pessoas se reuniram na Sexta-feira Santa na Praia Central e nas calçadas da Avenida Atlântica, em um evento que marcou a Paixão de Cristo em Balneário Camboriú. Depois da concentração na Rua 1.001, às 17h30min, os fiéis partiram em uma caminhada de fé, oração e reflexão até o Complexo do Cristo Luz, onde às 19h15min foi encenado o espetáculo Cristo Vive.
Continua depois da publicidade
Moradores e turistas acompanharam até o topo do morro um trio elétrico, em que o padre Pedro Daboit, da Paróquia São Sebastião, transmitia mensagens religiosas acompanhadas de cânticos e músicas. Formada por jovens, adultos e idosos, a multidão relembrou a história da morte de Jesus a cada passo da caminhada.
A emoção era visível nos rostos de muitas pessoas, que reforçavam suas crenças com frases de louvor e retribuíam as palavras do religioso com constantes aplausos. A aposentada Carmen Selane era uma das senhoras que fazia a Via Sacra com extrema devoção. Ela diz que participa do evento religioso na cidade há mais de 10 anos, e destaca que a Semana Santa é um período de grande força espiritual.
– Acho muito bonitas a procissão e a encenação aqui em Balneário. É um momento emocionante, em que a gente revive o sacrifício de Cristo – comenta.
Muita gente que está no município curtindo o feriado de Páscoa também seguiu a procissão. Turista de Curitiba, Marcelo Tasso conta que nem sabia do teatro, mas foi avisado por um amigo e decidiu conferir de perto o evento. Ainda antes de chegar ao Cristo Luz ele já era só elogios à procissão.
Continua depois da publicidade
– Em dias como esse (Sexta-feira Santa) existe um sentimento de unidade, de crença coletiva, que é muito forte. Balneário Camboriú, além de praia e turismo, tem também fé – acredita o visitante paranaense.
Encenação
A Paixão foi encenada no Cristo Luz, mas a apresentação teatral de outras passagens bíblicas começou ainda na areia da praia. O momento inicial mostrou Jesus acompanhando a pescaria dos discípulos Pedro e André, com barcos e lançamento de redes ao mar. Ao todo foram quase 100 artistas atuando na representação, que ocorreu pela 16ª vez em Balneário.
– Nosso objetivo é levar as pessoas a experimentarem o amor de Deus, vivenciando a paixão, morte e ressurreição de Jesus em um amor tão grande que ultrapassa a vida – afirma padre Pedro.