Uma denúncia anônima na tarde desta sexta-feira, em Balneário Piçarras, levou à descoberta de centenas de documentos públicos queimados. Por volta das 14h30min uma pessoa que preferiu não se identificar telefonou para a prefeitura, avisando sobre a possível destruição de papéis em um terreno no Centro da cidade.

Continua depois da publicidade

Assim que foi informada da situação, a assessoria jurídica da prefeitura foi até o endereço indicado, na Rua Osório Domingos Correia. No local, o material queimado estava no fundo de uma piscina, reduzido quase que totalmente a cinzas. A casa estava abandonada, e o proprietário não foi localizado.

As polícias Militar e Civil foram até a residência, e uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Itajaí foi acionada. A análise confirmou que se tratavam de documentos públicos, com datas que variam entre 2001 e 2008. Um boletim de ocorrência vai ser registrado na delegacia de Piçarras.

Investigação

O Ministério Público, que também acompanhou a comprovação da denúncia, deve apurar as responsabilidades do caso. Um inquérito vai investigar ainda como os papéis chegaram até a casa, já que, segundo informações da prefeitura, não houve furto nem arrombamento no prédio da administração municipal desde o início do mandato.

Continua depois da publicidade

Estimativas extraoficiais calculam cerca de 300 quilos de material destruído, que ocupou toda a parte de trás de um utilitário para ser removido. Apenas um livro pôde ser salvo.