O Núcleo e Bem-Estar Animal (Nubea) de Criciúma está realizando um “Censo Pet”, que deve mapear os animais na cidade. Os dados são coletados por agentes da Secretaria Municipal de Saúde, que batem de casa em casa colhendo informações. A pesquisa está em fase de digitalização dos números.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O levantamento é uma ferramenta de combate ao abandono que inclui cães e gatos de rua e domésticos e identifica quais deles são castrados.
— Vamos castrar esses animais de rua, que vão ficar no núcleo para fazer o pós-operatório e, depois, serão devolvidos microchipados, castrados, vacinados e vermifugados, completamente saudáveis — explica o coordenador do Nubea, Christophe Maximiano de Lima.
Outro objetivo é verificar quantas pessoas são “acumuladoras” e possuem mais de cinco animais domésticos. Segundo o coordenador, os bichos mantidos nessas condições reproduzem e, muitas vezes, são abandonados nas ruas.
Continua depois da publicidade
— O projeto do Censo foi pensado para que a gente consiga ter uma radiografia e dar uma resposta para esse grande número de abandonos que tem no nosso município. Essa é uma das principais frentes de batalha que o núcleo está travando contra o abandono e maus-tratos por consequência — conclui Lima.
Leia mais
Saiba como abrigar temporariamente animais resgatados no Sul de SC
Criciúma inaugura Rua Coberta neste sábado com atrações musicais