O segundo balanço do Censo Demográfico 2022 apontou que 46,2% da população de Santa Catarina foi recenseada até o último domingo (2) — 3.390.303 catarinenses. Segundo o IBGE, apesar da baixa disponibilidade de mão de obra, ausências e recusas em domicílios, a pesquisa acelerou no último mês.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

De acordo com o IBGE, neste balanço, de 30 de agosto a 2 de outubro, foram contabilizados 1.833.957 moradores, contra 1.556.346 do balanço anterior — 17,8% a mais. Já o total de domicílios recenseados quase triplicou, de 564.390 para os mais de 1,47 milhão.

No Brasil, foram recenseados um pouco mais de 104 milhões de moradores, 49% da população estimada no país.

Até o momento, as mulheres predominam com 51% da população no estado, um ponto percentual abaixo da média nacional, de 52%. 

Continua depois da publicidade

IBGE adia prazo final do Censo e adota novas estratégias

O IBGE adiou o prazo final para coleta de informações do Censo para o início de dezembro. A falta de pessoal, ausências e recusas em responder ao questionário, tornou o trabalho lento no primeiro mês.  

Com a menor taxa de desocupação do Brasil, 3,9%, Santa Catarina está entre os estados com maior dificuldade em relação à falta de pessoal para trabalhar no Censo. Das 6.761 vagas previstas para a demanda no estado, 67,9% estão preenchidas.

No Brasil, o IBGE identificou que a maior parte das entrevistas tem sido realizada em horário comercial. Dentre as principais estratégias pensadas para aumentar a produtividade está a adoção de incentivos para explorar mais os horários depois das 18h e os finais de semana, em que as pessoas estão mais em casa.

Outras medidas que estão sendo vistas são a simplificação do processo seletivo e a flexibilização das restrições de contratação. Já para as recusas que ocorrem especialmente em locais de alta renda, o IBGE pretende aumentar o incentivo à resposta pela internet com a entrega de um eticket e carta explicativa.

Continua depois da publicidade

Veja tudo sobre o Censo 2022 no vídeo

Leia também

Morador de Itapoá é o único recenseador cadeirante de SC: “Quero mostrar que é possível”

Censo 2022 do IBGE: saiba como identificar um recenseador

Censo 2022: saiba quais são as novidades da megapesquisa do IBGE deste ano