A última prévia do Censo 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28), mostrou uma nova ordem entre as cidades mais populosas de Santa Catarina. Os três primeiros colocados se mantiveram os mesmos, mas houve o avanço de Itajaí e Palhoça, além da entrada de Brusque entre os 10 maiores municípios catarinenses.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os dados oficiais do IBGE mostram Joinville com a maior população, com 617.979 habitantes, à frente da Capital, que tem 574.200 moradores. Os números mostram que a diferença entre as duas cidades é de 43 mil, quase a metade do que era projetado na última estimativa populacional divulgada pelo instituto, em 2021, quando Florianópolis tinha 88 mil habitantes a menos do que o município do Norte do Estado.

Blumenau se manteve na terceira colocação, com 363.340 moradores, mas as posições abaixo sofreram alterações em relação à estimativa do ano passado. Na ocasião, São José e Chapecó apareciam como a quarta e quinta cidades mais populosas, respectivamente. No entanto, a prévia do IBGE agora mostra que Itajaí passou os dois municípios e se consolidou na quarta posição, com 291 mil habitantes.

Continua depois da publicidade

Outra cidade que também avançou no ranking foi Palhoça, que passou de nona para sétima mais populosa de Santa Catarina. Ao mesmo tempo, houve a estreia de Brusque no top 10, desbancando Lages, que caiu para 11ª. Ainda entre as novidades, Itapema e Caçador apareceram entre os 20 municípios com maior população, ultrapassando Indaial e Rio do Sul.

Veja os municípios mais populosos de SC:

Cidades ficaram abaixo do estimado pelo IBGE

Antes da edição de 2022, o último Censo realizado em território brasileiro aconteceu em 2010. O objetivo do levantamento é reunir informações populacionais a cada 10 anos para ajudar nas políticas públicas nacionais, estaduais e municipais. Porém, o trabalho que aconteceria em 2020 precisou ser adiado devido à pandemia do coronavírus.

Com isso, o número de habitantes brasileiros e de cada município foram sendo atualizados anualmente por meio de estimativas, que levam em conta a média de crescimento das cidades a cada ano. Os últimos dados antes do atual Censo foram divulgados no ano passado, mas havia o risco de estarem defasados, justamente por ser baseado em cálculos matemáticos e não em entrevistas domiciliares.

Continua depois da publicidade

A prévia dos resultados do Censo 2022 mostram que, entre os 20 municípios mais populosos de Santa Catarina, 16 estão com mais moradores do que o estimado e outros quatro estão abaixo do que era previsto pelo IBGE.

Um destes casos é de Blumenau, que tinha estimativa de 366 mil habitantes, mas na prévia aparece com 363 mil. Como o levantamento censitário ainda não chegou ao fim é possível que a previsão seja batida após a consolidação dos dados. Outros casos de números abaixo do estimado são de Balneário Camboriú (-9 mil), São Bento do Sul (-3,5 mil) e Caçador (-5,9 mil).

Por outro lado, entre os municípios que ficaram acima do estimado, o destaque é para Itajaí, com 64 mil habitantes a mais. Também houve aumento de 57 mil em Florianópolis e Palhoça, e 33 mil em São José. A população de Camboriú tem mais de 24 mil habitantes além da estimativa, enquanto Chapecó passou em 23 mil.

Continua depois da publicidade