O Censo 2022 começou a ser aplicado nesta segunda-feira (1) em Joinville, assim como em todo o território brasileiro. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela coleta das informações, é de que o questionário seja aplicado em 207 mil domicílios joinvilenses até 31 de outubro.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O primeiro entrevistado pelo IBGE na cidade foi o prefeito Adriano Silva. Em cerca de cinco minutos, ele completou o questionário realizado pela recenseadora Solange Koster. Segundo o chefe do Executivo, o processo de responder ao Censo 2022 é simples e o resultado da pesquisa vai guiar Joinville nos próximos anos.
— É fundamental que os joinvilenses respondam as questões do Censo 2022. Com base nesses dados são construídas as políticas públicas da cidade. Um exemplo é o tamanho da nossa população. Com base no número de habitantes é estipulada a verba que recebemos para a saúde pública, por exemplo — explica.
Logo após o prefeito responder ao Censo, teve início oficialmente a coleta por todos os bairros de Joinville. Serão 542 recenseadores responsáveis por passar de porta em porta para colher os dados da população ao longo de três meses.
Continua depois da publicidade
A coordenadora de área de Joinville do IBGE, Arlaine Lenzi, explica que o processo é seguro e a população ainda poderá identificar os profissionais do instituto antes de responder ao questionário.
— Os recenseadores estarão devidamente uniformizados, com colete, boné e crachá. E o cidadão pode fazer a leitura do QRCode do crachá para verificar a identidade do recenseador — destaca.

Como funciona o Censo
Os recenseadores terão dois modelos diferentes de questionário e a escolha é feita aleatoriamente pelo sistema do IBGE. O morador saberá qual é o seu apenas quando começar a responder às questões.
O modelo básico tem 27 perguntas e dura cerca de cinco minutos. Já a amostra, com 77 perguntas, tem questões do formulário básico e outras sobre temas diversos, como núcleo familiar, religião ou culto, migração, deslocamentos para estudo e trabalho. Ele será aplicado em apenas 5% dos domicílios e pode demorar de 15 a 25 minutos.
Continua depois da publicidade
O IBGE orienta que as pessoas respondam o questionário diretamente com o recenseador, que é um profissional treinado para fazer as perguntas de maneira correta. No entanto, o morador terá a novidade neste Censo de responder as questões pela internet – por meio de um QR Code enviado no e-mail – ou telefone.
Os moradores de apartamentos também serão recenseados e terão de responder individualmente aos questionários. Segundo Arlaine, os síndicos já foram orientados sobre o Censo e o IBGE dispõe de cartazes que podem ser fixados no condomínio, com informações do recenseador, por exemplo.
Leia também:
Joinville tem apenas 1% das crianças de 3 e 4 anos vacinadas contra a Covid
Mais de 100 mil alunos de Joinville voltam as aulas após recesso escolar
Joinville tem média de cinco acidentes por semana envolvendo postes e fiação