No Censo 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai visitar cada um dos cerca de 74 milhões de domicílios do Brasil. Essa pesquisa fornece dados demográficos da população brasileira e suas condições de vida. O Censo é feito pelo desde 1940 e costuma acontecer a cada 10 anos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Os recenseadores do IBGE começaram a ir para as ruas no dia primeiro de agosto e vão aplicar o questionário do Censo até o fim de outubro. Para entender como o Censo 2022 é feito e sua importância para as políticas públicas do País, leia os tópicos a seguir.
O que é o Censo 2022?
O Censo Demográfico é uma megapesquisa do IBGE pra investigar o perfil da população do Brasil. É ele que identifica, por exemplo, quantos habitantes tem o País, os Estados, as cidade e até os bairros.
Pra fazer essa conta, os pesquisadores do IBGE precisam bater na porta de cada domicílio do país pra aplicar o questionário para ao menos um morador.
Continua depois da publicidade
O critério é visitar todos os espaços em que exista alguém vivendo no Brasil, seja um apartamento, uma tenda de ocupação, uma aldeia indígena ou um presídio, por exemplo.
Como são feitas as pesquisas eleitorais
Como identificar um recenseador do IBGE

Para o Censo 2022, o IBGE contratou temporariamente mais de 211 mil trabalhadores, dos quais cerca de 183 mil são recenseadores. É possível reconhecê-los por conta de um colete azul, um crachá e um boné do IBGE.
Terá um número 0800 na roupa de cada trabalhador também para que você possa ligar e garantir que é um recenseador. Cada um deles também vai ter um celular na mão pra anotar as suas respostas. Você também pode verificar a identidade do entrevistador no site do IBGE.
O recenseador pode aplicar um dos dois questionários do Censo: um básico, com 26 perguntas, ou um ampliado, com 77 questões. O questionário maior aplicado por amostragem. Ele será aplicado em 11% dos domicílios, o que, segundo o IBGE, já permite calcular uma estimativa das respostas para o País todo.
Continua depois da publicidade
Qual foi o último Censo do IBGE?
Esse esforço do IBGE pra montar um Censo costuma ser feito a cada dez anos, desde 1940. Antes disso, o Brasil já fazia pesquisas demográficas. A primeira é de 1872, quando o Brasil ainda vivia sua era imperial e era governado por Dom Pedro II.
O Censo 2022, no entanto, está atrasado em relação ao último levantamento, em 2010. Em 2020, o Censo precisou ser adiado por conta da pandemia e em 2021 a pesquisa acabou suspensa por falta de orçamento do governo federal.
Ainda assim, com o histórico de censos, o IBGE consegue comparar os dados e ver como as características da população variam ao longo dos anos.
Aplicativos de mensagem que vão salvar seu dia a dia
Para que serve o Censo Demográfico?
Os dados demográficos ajudam os governos a definir políticas públicas. Por exemplo: municípios mais populosos recebem uma fatia maior dos valores que o governo federal arrecada com impostos. Já cidades com mais pessoas idosas tiveram prioridade em receber lotes de vacina contra a Covid.
Continua depois da publicidade
A sociedade civil também pode usar esses dados. Se você vai abrir uma escola, por exemplo, pode optar por fazer isso em uma região onde existam mais crianças.
Vídeo explica como será o Censo 2022
Leia também
Veja previsões da astrologia para os pré-candidatos à presidente em 2022