O Censo 2020 vai envolver 7,7 mil pessoas contratadas em Santa Catarina e projeta fazer entrevistas com moradores em 2,5 milhões de domicílios no Estado. A coleta de dados vai ocorrer entre os meses de agosto e outubro do próximo ano.
Continua depois da publicidade
Os números sobre o trabalho do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no próximo ano foram apresentados em um encontro na tarde desta segunda-feira na Câmara de Vereadores de Florianópolis, com representantes de 40 entidades como Guarda Municipal, Polícia Militar, Fiesc e outros órgãos do poder público.
A agenda fechou o calendário das chamadas Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repacs), que passaram pelos 295 municípios do Estado para discutir os detalhes do recenseamento com autoridades dos municípios e com a sociedade.
O levantamento feito de 10 em 10 anos pelo IBGE ajuda a entender a organização das cidades, mas também pode representar oportunidade de trabalho temporário em tempos de economia ainda claudicante.
Dos 7,7 mil contratados temporários, aproximadamente 6,7 mil serão recenseadores, que vão atuar diretamente nas ruas ouvindo os moradores. Os supervisores são outra categoria também vai a campo, para orientar o trabalho de quem estiver aplicando as questões.
Continua depois da publicidade
O processo seletivo para recenseadores e supervisores será o maior dos quatro editais de contratação previstos e deve ser lançado em fevereiro de 2020. As inscrições devem ficar abertas até março.
A remuneração dos recenseadores será por produção, com um valor fixo a ser pago por questionário aplicado. Eles começam treinamento no final de julho e serão contratados no período do Censo – de agosto a outubro. Os supervisores começam a atuar antes, em junho. Nesse caso, como nos outros cargos a serem contratados, a remuneração é fixa.
Outros dois processos seletivos já foram lançados pelo IBGE em SC – um para analistas censitários que atuarão em Florianópolis, e outro para coordenador de subárea, que já teve as inscrições encerradas. Neste último, foram abertas 59 vagas em todo o Estado.
SC terá 244 postos de coleta
A logística para executar as atividades do Censo em Santa Catarina envolve ainda a estrutura física. O IBGE terá 21 agências, 59 coordenações regionais e 244 postos de coleta – alguns deles vão responder por mais de um município.
Continua depois da publicidade
– Temos percebido que o Censo tem sido muito bem recebido, e as reuniões têm boa adesão em todo o Estado – conta o coordenador operacional do Censo 2020 em SC, Fabiano Rodolfo.
No país, Censo chegará a 71 milhões de domicílios
Em todo o país, o Censo 2020 terá 250 mil pessoas contratadas e deve recensear 71 milhões de domicílios. O levantamento é considerado importante porque norteia políticas públicas, influencia decisões da iniciativa privada e também define questões como o total de vereadores, deputados e senadores por Estados e a distribuição de recursos dos Fundos de Participação de estados e municípios.
Os dados preliminares do Censo 2020 serão apresentados em dezembro do próximo ano. Os dados finais e as análises, entre o segundo semestre de 2021 e o início de 2023.
O Censo 2020 será o nono realizado pelo IBGE e o 13º da história brasileira.
Números do Censo em SC
7,7 mil pessoas contratadas
6,7 mil recenseadores
2,5 milhões de domicílios previstos
Fevereiro de 2020 é o mês de lançamento do maior edital de contratação de recenseadores em SC
Acesse as últimas notícias do NSC Total
Continua depois da publicidade