Com 22 anos, a atriz Gabriela Medeiros assume um dos papéis mais intrigantes da novela Renascer interpretando Buba. Tanto na vida real quanto na ficção, ambas são mulheres trans. Além do preconceito, a nova versão tem desafios maiores para contar a história dessa personagem, por isso, algumas adaptações no roteiro foram feitas. Confira a seguir quais as mudanças que envolvem a personagem.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Saiba mais sobre a personagem Buba

Quais as mudanças da personagem Buba do remake de Renascer?

O remake, adaptado por Bruno Luperi, não segue à risca todos os acontecimentos de 1993 escritos pelo avô, Benedito Ruy Barbosa. Na novela original, a personagem Buba, interpretada por Maria Luisa Mendonça, era intersexo, se apresentava como mulher e tinha características do corpo masculino, como o órgão genital.

Continua depois da publicidade

Além disso, a Buba de 1993 aparecia nas cenas de forma bastante misteriosa, como se precisasse esconder algo o tempo todo. Enquanto no remake, esse “ar de segredo” fica mais de lado. Em alguns trechos, ela chega a revelar para José Venâncio, seu par na novela, suas reais intenções e que se identifica como uma mulher trans.

Em uma entrevista ao Gshow, Gabriela Medeiros relata que interpretar Buba tem sido algo forte para ela e que a lembra de situações reais que já enfrentou. — A Buba respinga em minhas vivências pessoais. As cenas são reais e muitas meninas trans passam pelo que a Buba passa, principalmente quando recai em uma camada afetiva amorosa —, disse.

Quem é Gabriela Medeiros, atriz que interpreta Buba no remake de Renascer

Por que mudança de Buba em Renascer gerou polêmica com associação intersexo

Veja cenas de Buba no remake de Renascer

Continua depois da publicidade

Para desenvolver a história de Buba, Gabriela Medeiros conta que assistiu a primeira versão da novela e que precisou de ajuda para construí-la. Ela também conversou com a atriz de 1993, Maria Luisa Mendonça, para entender e compor a nova versão de Buba.

— Troquei muito com a Maria Luisa Mendonça e ela me disse para ir no caminho do afeto. Deste sentimento que ela não teve. Acho que é muito importante este personagem, acho que vai mudar minha vida pessoal, como mulher — revelou.

A equipe também tem tido um cuidado com a composição e roteiro da personagem. Segundo o portal Purepeople, foram feitas alterações em algumas cenas a fim de evitar possíveis “gatilhos” em pessoas trans. Além disso, o roteiro também estaria sob os cuidados de um grupo de pesquisadores que entendem melhor sobre o assunto, e algumas cenas da Buba teriam recebido um olhar maior para evitar erros ou falas que reforcem algum preconceito.

Continua depois da publicidade

Leia também

Como a gravidez de Teca vai definir o destino de Buba em Renascer

Veja o casamento de José Inocêncio e Mariana em Renascer e compare com a versão de 1993

Conheça o novo elenco de Renascer e compare com a versão original