As praias e o sol deixaram de ser o único atrativo turístico da Tunísia, já que muitos estrangeiros se sentem interessados em visitar os cenários naturais nos quais foi rodada parte da série Guerra nas Estrelas (Star Wars). O idealizador e diretor George Lucas encontrou na província desértica de Tataouine um conglomerado de velhas fortalezas e habitações de homens das caverna, que o entusiasmaram a ponto de transformá-las num dos ingredientes obrigatórios da história.
Continua depois da publicidade
Lucas criou um mundo de tecnologia com reflexos de realidade, mas precisou recorrer aos inesperados cenários naturais do sul da Tunísia. O nome Tataouine acabou inspirando o planeta Tatooine, lar de Anakin e Luke Skywalker. Várias fortalezas estão sendo restauradas atualmente para fins turísticos, contribuindo na valorização desse patrimônio ecológico e cultural que, graças a Guerra nas Estrelas, se viu turisticamente atraente.
A cerca de 600 quilômetros ao sul da Tunísia, as principais fortalezas (ksour, em árabe) serviam, no passado, de abrigo para os alimentos essenciais ao consumo da população: trigo, legumes e óleo, entre outros. Para se proteger das tribos nômades, os habitantes de Tataouine construíam esses verdadeiros símbolos da história, constituídos por celeiros e pequenas habitações ao redor, que serviram para Lucas como cenário de um futuro fictício.
Uma das fortalezas mais conhecidas, considerada a maior e mais antiga de todas é Hadada, a preferida do diretor americano por ser um verdadeiro labirinto de vários andares composto de 567 “ghorfas” – dependências que se estendem sobre cerca de 6,4 mil metros quadrados. A idéia das autoridades tunisianas é permitir aos turistas não apenas uma visitação às fortalezas abandonadas, mas também a possibilidade de pernoitarem no local. Com isso, é necessário investir para que tenham o conforto necessário.
Na localidade de Matmata, uma das áreas habitadas pelos homens das cavernas já foi transformada, a título experimental, num pequeno hotel-restaurante. Existem em torno de 300 fortalezas por todo o sul tunisiano, mas apenas uma parte está conservada em bom estado e segue sendo utilizada pelas tribos locais.
Continua depois da publicidade