Quatro candidatos a prefeito vão buscar o voto dos eleitores de Blumenau na eleição municipal de 7 de outubro. A maratona de convenções, realizadas desde quinta-feira até este sábado, definiu o cenário.

Continua depois da publicidade

O primeiro nome a ser oficializado como candidato foi o de Napoleão Bernardes (PSDB). O presidente da Câmara de Vereadores, Jovino Cardoso (DEM) foi escolhido neste sábado como vice da chapa.

Representando o governo de João Paulo Kleinübing, concorrem Jean Kuhlmann (PSD) e César Botelho (PMDB). O PMDB é o maior partido de Blumenau e o último a definir quem apoiaria no pleito. Bateu o martelo na sexta-feira à noite.

Pela oposição foi homologada a chapa de Ana Paula Lima (PT) e João Alberto Pizzolatti Neto (PP). O PP esperou o apoio do PMDB até sexta-feira. Por isso, demorou três dias para anunciar o nome de Pizzolatti como vice da chapa majoritária.

E, por fim, o PSOL até foi assediado pelo PT, mas resolveu mesmo lançar candidatura própria. Foi o primeiro a fazer convenção, no dia 16 de junho, mas sofreu uma baixa com a desistência do então candidato a prefeito, Harmut Kraft durante a última semana. Kraft foi substituido pelo presidente do partido, Osni Valfredo Wagner. Marcos Bugmann é o vice.

Continua depois da publicidade

Conforme o calendário oficial das eleições, determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o prazo para definição das candidaturas terminou neste sábado. A partir de sexta-feira será permitida a campanha eleitoral.