MAIS DEMISSÕES

Péssimas notícias neste início de ano para o setor têxtil no Vale do Itajaí. A Hering também fechou sua unidade industrial de Rodeio, em função da grave crise econômica. Demitiu 250 empregados. E anuncia a desativação da filial de Ibirama, também com 250 trabalhadores, a partir de 1º de fevereiro. Só em duas semanas foram quase mil demissões. Uma tragédia para o Vale e para as famílias dos desempregados.

Continua depois da publicidade

SEM TRANSPORTE

Depois de penar durante semanas com greves sucessivas no transporte coletivo, a população de Blumenau vive drama maior: não tem mais o sistema funcionando desde o fim de semana. O prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) rescindiu o contrato com o Consórcio Siga. O centro de Blumenau ficou praticamente vazio durante todo o domingo.

EXPECTATIVA

Continua depois da publicidade

O prefeito está disparando a chamada “bala de prata”. No setor, é a última para se recuperar ao profundo desgaste com a crise no transporte coletivo antes das eleições. Há informações de que já tem articulada uma contratação emergencial com a vinda ao Vale de 250 novos ônibus. Se a rescisão funcionar, ganha fôlego. Caso contrário, pode queimar a reeleição.

OMISSÃO

Em março de 2013, a Fatma divulgava nota informando que uma força-tarefa com rigorosa fiscalização sobre os caminhões limpa-fossa iria melhorar a balneabilidade das praias da Ilha de Santa Catarina. A operação foi desencadeada com apoio da Policia Militar Rodoviária.

Três anos se passaram. Caminhões limpa-fossa são vistos jogando esgoto sanitário em rios, mangues e lagoas da Ilha.

IMBITUBA

Retroárea do porto de Imbituba, no Sul catarinense, recebeu uma forte expansão com a construção de vários armazéns, com mais de 25 mil metros quadrados pela Sul Norte Logística. Atua na área de exportação. O porto vem se modernizando e ampliando atividades. Para melhorar o desempenho, contudo, depende de duplicação de um trecho de cinco quilômetros para ligação com a BR-101.

Continua depois da publicidade

PSD-PT?

A eleição para a Prefeitura de Blumenau poderá ter um fato inédito. Na reunião promovida pelo deputado Marcos Vieira, em Florianópolis, os deputados Jean Kuhlmann (PSD) e Ana Paula Lima (PT) admitiram formalmente a hipótese de selarem um pacto a favor de Blumenau. E com a maior naturalidade. O deputado federal Décio Lima (PT) também não descartou esta possibilidade.