As cidades do Litoral Norte trabalham para deixar tudo pronto para o Dia de Finados. Em Penha, Balneário Piçarras, Navegantes, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas, funcionários da prefeitura fazem trabalhos de manutenção e reparo nos cemitérios municipais. Mas em nenhuma delas o horário de funcionamento dos locais será alterado.
Continua depois da publicidade
Em Penha, os trabalhos começaram na terça-feira de manhã, com reforço na limpeza do cemitério do Bairro Gravatá. Nesta quarta, o mutirão, formado por 16 homens, passará por Armação e quinta e sexta os serviços se concentram no Centro, onde fica o maior cemitério da cidade.
No sábado, a cidade terá uma atração diferente para lembrar o Dia de Finados. Os corais Municipal de Balneário Piçarras e Laci Simão Correia se apresentarão no Bairro Nossa Senhora de Fátima, a partir das 20h. A apresentação do Oratório de Nossa Senhora de Fátima será baseada na obra do compositor e maestro José Acácio Santana e está marcada para acontecer Capela Nossa Senhora de Fátima (antigo grupo escolar do Rio Acima).
O trabalho também continua em Camboriú. O secretário Jackson Rosa disse que as equipes limpam os dois cemitérios da cidade desde a semana passada. No Rio do Meio, foram realizadas obras de tubulação e drenagem. Agora, os funcionários trabalham na pintura e na manutenção, o mesmo acontecendo no Centro.
Em Bombinhas, os trabalhos foram antecipados e a previsão é de que hoje a manutenção nos cemitérios do Centro e de Morrinhos fiquem prontos. E em Navegantes, a recomendação aos moradores é para que a limpeza seja feita até sexta-feira, já que o recolhimento dos entulhos não será realizado no fim de semana.
Continua depois da publicidade
Inaugurações
Por causa da inauguração da ampliação do cemitério municipal, a prefeitura de Itapema diz que a população só pode realizar a limpeza dos túmulos até as 17h de sexta-feira. Será nesta hora que a cerimônia deve começar.
Quem também pretendia entregar obra era a prefeitura de Porto Belo, mas o ossário só deve ser concluído depois do feriado. Acredita-se que a entrega desta obra possa minimizar um dos principais problemas da cidade, que é a falta de vagas. A novidade será o velário, um espaço construído para os fiéis fazerem orações.