Apesar de ser conhecido como dia dos mortos, dois de novembro está longe de ser um dia triste. No máximo de saudade. Mas a ideia de finados, na verdade, é celebrar por aqueles que nos deixaram mas, de acordo com o cristianismo, repousam mais perto de Deus.

Continua depois da publicidade

Tanto que, nos dias que antecedem Finados, familiares dos mortos vão até os cemitérios limpar e enfeitar os túmulos, com o intuito que naquele dia em especial, haja uma beleza e alegria naquele lugar.

Na Grande Florianópolis esse movimento começou há uma semana nos principais cemitérios. Só no São Cristóvão, que fica no bairro Capoeiras, na região continental da Capital, as visitas aumentaram 70% desde sábado.

Também em Florianópolis, há dois dias os cemitérios São Francisco de Assis, no bairro Itacorubi e Jardim da Paz, no bairro João Paulo, também estão recebendo mais familiares dos mortos enterrados ali. De acordo com a administração do Jardim da Paz, esse cuidado é constante no cemitério, mas nessa época do ano se intensifica muito.

Continua depois da publicidade

Em São José, Palhoça e Biguaçu, as visitas aos cemitérios também aumentaram. Este ano, em Biguaçu, a prefeitura se antecipou e providenciou uma limpeza geral do cemitério municipal colocando, inclusive, banheiros químicos para atender aos visitantes. A secretaria de obras alerta para o fato de a rua em frente ao cemitério estar em obra e pede que os visitantes entrem por trás, pela rua Davi Prazeres.

Programação especial

Para atender ao maior número de visitantes neste dia de Finados, os cemitérios devem estender o horário de funcionamento que, normalmente vai das 7h às 18h. Além disso, missas e cerimônias serão oferecidas a celebração de amigos e familiares dos mortos.

Confira a programação dos principais cemitérios da Grande Florianópolis:

Florianópolis

> Cemitério São Francisco de Assis – Ficará aberto das 7h às 18h e oferecerá, na quinta e na sexta-feira, duas missas: uma no período da manhã e outra durante a tarde. Os horários ainda não foram confirmados. Contato: (48) 3334-1324.

Continua depois da publicidade

> Cemitério Jardim da Paz – Aberto das 7h às 18h realizará um culto ecumênico no dia dois às 10h. Contato: (48) 3238-0435.

> Cemitério São Cristóvão – No dia dois ficará aberto até mais tarde, das 7h às 21h. Uma missa será realizada às 9h e a partir das 14h, uma cerimônia evangélica irá oferecer músicas e orações para os visitantes. Contato: (48) 3348-7680

São José

> Cemitério de Barreiros – Ficará aberto das 7h às 18h, com missa às 9h. Contato: 8481-2771

Palhoça

> Cemitério do Passa Vinte – Como não é cercado, fica aberto o dia inteiro. No dia dois, realizará duas missa, uma no período da manhã e outro durante a atarde, mas os horários ainda não foram definidos. Contato: (48) 3033-6821

Continua depois da publicidade

Biguaçu

> Cemitério Municipal – Aberto a partir das 7h, deve receber os visitantes até o anoitecer. Não haverá a realização de missas. Contato: (48) 3285-1071 (Secretaria de obras).