A polêmica sobre a construção de um cemitério vertical no antigo Cemitério Brüstlein, no bairro Czerniewicz, em Jaraguá do Sul, chegou ao fim. As cerca de 200 gavetas construídas pela Funerária Leier em 2007 foram demolidas pela Prefeitura na semana passada.

Continua depois da publicidade

Os moradores, que eram contra o empreendimento, comemoraram a derrubada dos jazigos. A comunidade estuda implantar uma área de lazer no espaço de 2,6 mil m² que até então estava ocupado

– Estamos aliviados. A comunidade se uniu e conseguiu uma solução -, comenta o aposentado Valmor Bento, 66 anos, um dos moradores que participaram da mobilização.

A comunidade se posicionou contrária à construção afirmando que o serviço iria trazer transtornos para o trânsito e até uma possível contaminação do solo. Um abaixo-assinado correu o bairro e coletou cerca de 1,2 mil assinaturas. A obra foi paralisada em maio de 2007 pela Prefeitura, que alegou a falta de alvará de construção.

Continua depois da publicidade

O impasse chegou a uma solução em 2009, quando a Prefeitura fez um processo de permuta e trocou o terreno comprado pela Funerária Leier no Cemitério Brüstlein por um outro ao lado da Arena Jaraguá, na região do Cemitério da Vila Lenzi.