Quando assumiu o governo do Estado de Santa Catarina em 1910, o governador Vidal Ramos estabeleceu como meta de sua ação administrativa a reforma da educação pública catarinense, visando “fundar um novo tipo de escola, dar à mocidade um professorado cheio de emulação e estabelecer uma fiscalização técnica e administrativa real e constante”.

Continua depois da publicidade

A tarefa coube ao professor paulista Orestes Guimarães, nomeado Inspetor Geral do Ensino em 1911. A reorganização alcançou ampla repercussão, porque foi eficiente e comprovou a capacidade de um pequeno Estado agir inovadoramente em educação.

Com a reforma de Vidal Ramos, surgiu um novo tipo de escola: o Grupo Escolar, com prédio próprio, móveis e equipamentos adequados. Diversas classes, cada uma com seu professor e a figura nova do diretor.

O Grupo Escolar Victor Meirelles, de Itajaí, foi o último dos sete, inaugurado pelo governador Vidal Ramos em 4 de dezembro de 1913 – no prédio que é, hoje, a Casa da Cultura Dide Brandão.

Nesta quarta-feira às 20h, na Casa da Cultura Dide Brandão, estará sendo lançado o livro G.E. Victor Meirelles – 100 Anos de Educação, escrito por historiadores, ex-professores e ex-alunos, dentro das comemorações do centenário da atual Escola de Ensino Médio Victor Meirelles. Compareça e prestigie.

Continua depois da publicidade