Foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (6), pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e pelo Departamento de Investigações Criminais da Polícia Civil de Chapecó, a 4ª fase da operação Sodalitas Finis, que busca a desarticulação de uma organização criminosa em Santa Catarina. Dentre os primeiros resultados desta fase, já divulgados pela polícia, está a apreensão de nove aparelhos celulares encontrados no Complexo Prisional de Chapecó.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Em coletiva de imprensa realizada ainda durante o andamento da operação, durante a manhã desta quinta-feira, também foi informado pelas autoridades que 38 pessoas já haviam sido presas, grande parte delas em Chapecó. A ação resultou, ainda, na apreensão de drogas.
A operação ocorre de forma simultânea também em Joinville, Palhoça, Lages, Curitibanos, São José do Cedro, Coronel Freitas e Guatambu, além de Cascavel (PR).
O objetivo é cumprir 70 mandados de busca e apreensão e 49 mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Chapecó, após representação da Polícia Civil e requerimento da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó.
Continua depois da publicidade
A megaoperação conta com 423 agentes de segurança pública, que estão atuando nas ruas e em unidades prisionais para o cumprimento das ordens judiciais. Promotores de Justiça do Ministério Público catarinense, policiais do Gaeco de Santa Catarina e do Paraná, policiais civis, militares e da Polícia Penal de Santa Catarina, bombeiros militares, guardas municipais de Chapecó e policiais civis do Paraná e do Rio Grande do Sul, atuam na operação.
Também foram designados 11 unidades do K9 (cães farejadores da PCSC, PCRS, PCPR, PMSC e GMC), uma aeronave do SAERFRON da Polícia Civil e 146 viaturas para serem utilizadas no cumprimento das diligências. A Polícia Rodoviária Federal e Polícia Científica de Santa Catarina também estão dando apoio operacional à ação.
A operação ainda está em andamento. A investigação tramita em segredo de Justiça.
Veja fotos da investigação
Fases anteriores
A 1ª fase da operação Sodalitas Finis foi deflagrada no dia 22 de agosto de 2023. Desde então foram intensificadas as ações de repressão à organização criminosa, segundo as autoridades. A segunda fase ocorreu no dia 9 de fevereiro de 2024 e a terceira no 10 de abril de 2024 do mesmo ano. Ao todo 123 pessoas foram presas em razão da operação, até então, assim como diversas armas de fogo, munições, mais de R$ 600 mil em dinheiro, e drogas foram apreendidas.
Continua depois da publicidade
A operação para desarticular as atividades da organização criminosa teve início na cidade de Xaxim e região próxima a Chapecó. De acordo com a polícia, os membros da organização são responsáveis por diversos crimes, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios e roubos.
*Com a colaboração de Francieli de Moraes, da NSC TV Chapecó
Leia também
Suspeito de liderar facção na Bahia é preso em Barra Velha
Criança de 10 anos morre em acidente com moto conduzida pela irmã em Concórdia