O presidente venezuelano, Hugo Chávez, recebeu na noite de terça-feira o ministro da Defesa, Celso Amorim, com quem revisará acordos bilaterais, temas de cooperação e de defesa regional. Chávez recebeu o ministro no Forte Tiuna, a maior instalação militar de Caracas, onde se iniciou a visita que ocorrerá até esta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

– Revisaremos um conjunto de temas muito importantes. O mais importantes agora é a consolidação do que já está confirmado, que é o Conselho de Defesa Sul-Americano, e depois também a cooperação bilateral Venezuela-Brasil – comentou Chávez ao receber o ministro.

Amorim afirmou que abordarão questões sobre como a região se prepara “para viver em um mundo cada vez mais complexo” e os alcances do Conselho de Defesa Sul-Americano, uma iniciativa regional marcada na União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

O ministro se reunirá nesta quarta-feira de manhã com Chávez e o alto comando militar venezuelano, segundo adiantou o próprio presidente. Ao chegar a Caracas, o ministro brasileiro foi recebido por seu colega venezuelano Henry Rangel Silva, que assumiu na semana passada em meio a críticas da oposição e a preocupação dos Estados Unidos, que vincula o militar com o narcotráfico e a guerrilha colombiana.

Continua depois da publicidade