Célia Catunda é uma das fundadoras da TV Pinguim, estúdio criador de personagens queridos pelo público infantil como Peixonauta e Luna, de O Show da Luna. Neste sábado, a diretora estará na Capital catarinense para a pré-estreia de Peixonauta – O Filme, que abre a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis às 14h, no Teatro Pedro Ivo. A exibição é gratuita e após a sessão haverá um bate-papo com Célia.

Continua depois da publicidade

No mesmo dia, a diretora também participa do Encontro Nacional de Cinema Infantil, das 9h às 12h30min no Cinema do CIC. O evento reunirá nomes do mercado audiovisual brasileiro e Célia dará um panorama do momento atual da produção de animação para crianças no país, além de falar sobre as produções da TV Pinguim e sobre o que a motiva produzir para o público infantil.

Leia a entrevista:

O que o Brasil pode comemorar nesses 100 anos de animação?

Continua depois da publicidade

Muita coisa! Temos um volume de produção muito maior, reconhecimento internacional, que pode ser constatado nas premiações em festivais internacionais importantes e na exportação do nosso conteúdo para o mundo todo. Hoje temos um mercado em expansão, com um grande número de produtores, diretores e animadores, que passou a ser uma profissão mais reconhecida, com cursos de formação, tanto técnica, como em nível de graduação e pós.

Quais os diferenciais do cinema de animação para infância produzido no Brasil em relação a outras países?

É difícil apontar diferenciais para os filmes de animação infantis brasileiros no seu conjunto, já que cada filme tem seu diferencial e sua originalidade. Talvez o que exista em comum seja justamente essa singularidade de cada filme. São filmes de autor, que não se apegam a fórmulas e são extremamente criativos.

Continua depois da publicidade

Cerca de 80% dos filmes selecionados da Mostra são de animação. Como você avalia o aumento na produção desse tipo de gênero?

Fico feliz em saber isso! A animação sempre foi muito querida pelas crianças e adolescentes, mas hoje a tecnologia para se produzir filmes de animação está muito mais acessível, o que talvez seja uma possível explicação para este aumento.

Como é o trabalho de elaboração do conteúdo? O que para você é fundamental numa animação pra crianças?

Continua depois da publicidade

Criar série e filmes de animação é um processo complexo e que exige a colaboração de uma equipe coordenada e alinhada. Dedicamos muito tempo elaborando o roteiro e storyboard, já que contar uma boa história é sempre o mais importante. No processo de produção, procuro ler roteiros, storyboards e assistir animatics desligando a visão técnica e assistindo com os olhos de uma criança. O que eu considero fundamental numa animação infantil é divertir, não reforçar estereótipos e estimular a imaginação.

Peixonauta é uma das mais importantes séries para crianças com destaque internacional. Show da Luna também. O que te move na produção de audiovisual de animação para esse público específico? Qual a responsabilidade de fazer filme para a infância, como você se prepara?

Tenho uma paixão especial por este público: acho que as crianças são super interessantes, sinceras, engraçadas e surpreendentes. Não consigo nem pensar em produzir para outro público. A responsabilidade é muito grande, já que elas absorvem de forma profunda todo o conteúdo, principalmente se vier de uma personagem querida. Me inspiro vendo e ouvindo as crianças, conversando, mas principalmente lembrando da minha própria infância e dos meus filhos.

Continua depois da publicidade

O que representa a pré-estreia de Peixonauta – O filme na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis?

Por tudo que representa para a animação brasileira, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é o lugar ideal para a pré-estreia do filme Peixonauta. Além de formar público, a Mostra levanta várias discussões importantes para a produção de conteúdo infantil, como as dificuldades específicas de financiamento e distribuição que estas produções encontram.

Quais os projetos futuros?

A TV Pinguim está bastante agitada, estamos produzindo o longa metragem Tarsilinha, a 4ª temporada de O Show da Luna!, uma nova série, em co-produção com o Canadá, chamada Ping e Pong e uma série em live action para a Baby TV. Além de estarmos finalizando cinco projetos novos, desenvolvidos no nosso núcleo criativo. Estamos também muito envolvidos nas nossas produções teatrais, que agora estamos desenvolvendo e produzindo internamente na TV Pinguim.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Com pré-estreia de “Peixonauta – O Filme”, Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa neste sábado

Veja a programação completa da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis