Depois de um fim de ano que superou todas as estimativas, a Celesc prepara para 2014 investimentos de cerca de R$ 8 milhões para construir nove alimentadores na regional de Itajaí, que atende de Bombinhas até Barra Velha. Conforme o supervisor regional de operações da empresa, Eduardo Andrigheto, um estudo apontava crescimento entre 5% e 8% na carga máxima do Litoral Norte, prevista para a noite de 31 de dezembro, se comparado ao Réveillon de 2012. Um relatório de janeiro, porém, revelou que o aumento foi de 25%. A partir daí a companhia fez novos cálculos e prevê desde já um acréscimo ainda maior na próxima virada de ano.
Continua depois da publicidade
– O sistema continua sujeito a quedas por elementos externos, como raios e batidas em postes, mas os novos alimentadores devem garantir pelo menos cinco anos sem problemas de sobrecarga. Logo depois do Carnaval vamos começar a construção deles – afirmou Andrigheto.
> Supervisor regional da Celesc fala dos preparativos para o Carnaval
O supervisor de operações aponta o verão atípico, com quase 40 dias sem chuva na região, e o incentivo do governo federal com redução na conta de energia, como fatores que contribuíram para o consumo elevado de luz. Mesmo assim, ele garante que os problemas de fornecimento não tiraram a regional da Celesc do índice considerado aceitável pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a qualidade e confiabilidade do serviço oferecido.
Continua depois da publicidade