O presidente da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Cléverson Siewert, apresentou segunda-feira um plano de investimentos para a região e tentou tranquilizar os agentes do setor econômico. Ele participou da plenária da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul e detalhou um estudo para oferecer infraestrutura suficiente e permitir o crescimento industrial nos próximos dez anos.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, serão injetados R$ 30 milhões na rede de média e alta tensão até o ano de 2018 , além da compra de oito novos transformadores. Cada um custa R$ 6 milhões. As três subestações de 138 mil volts existentes serão ampliadas e duas novas subestações de distribuição devem ser construídas.
Neste ano, serão comprados dois transformadores para as subestações da rede de energia. O edital de licitação já foi aberto, segundo Cleverson. Um será instalado na subestação do bairro Czerniewicz, em Jaraguá, aumentando em 50% a capacidade de energia, que hoje está em 26 kV. O segundo transformador, de 26 kV, substituirá dois equipamentos 18 kV, na subestação localizada no Recanto Feliz, em Guaramirim. Este investimento estava programado para 2017.
– A perspectiva é de aumentar a capacidade do serviço em 80% em um período de cinco anos.
Desde o ano passado, as associações empresarias estão mobilizadas e preocupadas em garantir infraestrutura para permitir novos negócios, como a ampliação do Jaraguá do Sul Park Shopping e a instalação da BMW em Araquari.
Continua depois da publicidade
– A região precisa de investimentos para um futuro de curto e médio prazo – diz a presidente da Acijs, Monika Conrads.