Um novo transformador de 26 MVA é a aposta da Celesc para evitar a sobrecarga no sistema energético de Guaramirim e parte de Jaraguá do Sul no próximo verão. Segundo o engenheiro da Celesc Danilson Agnaldo Mendes Wolff, o investimento é de R$ 4 milhões na compra e instalação do novo equipamento, além de R$ 700 mil para novos alimentadores e linhas de transmissão. A obra para construção da base que sustentará o transformador já começou e o equipamento está em fase de compra, com expectativa de entrega ainda em outubro.
Continua depois da publicidade
O transformador deve substituir dois menores, que somados geram 18 MVA. Com isso, são oito MVAs a mais na energia local. Segundo Danilson, isso corresponde à energia necessária para alimentar oito mil residências por dia. Um dos motivos do investimento foi a constatação de que, no verão passado, a região atingiu seu limite de seu carregamento. A novidade foi bem aceita especialmente pelos setores empresariais, que têm mais energia à disposição.
– Vai ajudar, pois há muitas empresas procurando a região e todos têm demanda de energia _ comenta o secretário de desenvolvimento econômico de Guaramirim, Moacir José Mafra.
Apesar de a região ainda não enfrentar problemas de falta de energia, outros investimentos já estão previstos. A Prefeitura de Guaramirim fez a doação de um terreno para a Celesc. O local, dentro do área industrial da cidade, deve abrigar uma nova subestação, que irá garantir mais investimentos de empresas. A expectativa é que a subestação esteja pronta em 2016.
Continua depois da publicidade