O governador Raimundo Colombo inaugura, na tarde desta segunda-feira, a Subestação Palhoça Pinheira da Celesc, na Grande Florianópolis. A estrutura entrou em funcionamento em dezembro do ano passado e já auxiliou no fornecimento de energia para os bairros Pinheira, Praia do Sonho, Guarda do Embaú, Ponta do Papagaio, Praia de Fora e Enseada do Brito — todos na região sul de Palhoça — durante os meses de verão.
Continua depois da publicidade
A estrutura contou com um investimento de R$ 5,7 milhões e vai atender uma área com aproximadamente 40 mil habitantes. De acordo com o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, a subestação tem uma capacidade instalada de 26,67 MVA e está interligada à Subestação Jorge Lacerda, em Tubarão, e à Subestação Palhoça, pertencentes ao sistema Eletrosul.
— A nova subestação aumenta a capacidade de fornecimento de energia em 43% para a região, garantindo mais confiabilidade e o atendimento a acréscimos futuros de carga — diz Siewert.
Material mais resistente
Continua depois da publicidade
Chefe da Divisão Técnica da Agência Regional Florianópolis, Adriano Luz afirma que a nova estrutura deve minimizar problemas nas linhas de distribuição, como os provocados por abalroamentos e quedas de vegetação;
— A linha de transmissão que liga a nova subestação ao sistema elétrico é composta por estruturas metálicas mais robustas e com traçado menos suscetível ao fluxo de veículos da BR-101, e também com menor possibilidade de desligamento pelo contato com a vegetação — diz Luz.