Mais uma vez, a Celesc alerta sobre golpes utilizando o nome da empresa durante a pandemia de coronavírus. Recentemente, foram identificadas novas tentativas nos municípios de São José, na Grande Florianópolis, e Guabiruba, no Vale do Itajaí. Essa não é a primeira vez que a empresa chama a atenção para momentos para tentar enganar consumidores, neste período de quarentena. Confira os outros casos nos links abaxo:
Continua depois da publicidade
> Celesc alerta para dois tipos de golpe por telefone ou mensagens
> Celesc alerta para três novos golpes usando nome da empresa em SC
Em São José, a proprietária de um estabelecimento comercial recebeu uma ligação de pessoas que afirmavam trabalhar na 4ª Vara Criminal, dizendo ter uma perícia agendada no medidor de consumo de energia, que deveria ser retirado e enviado para análise. Com o pretexto de que a operação precisava ser confirmada, os criminosos forneceram números de telefones falsos, alegando que eram contatos da Celesc, para ter acesso a dados pessoais da vítima, como conta bancária. Ainda solicitaram a realização de um depósito para pagamento de uma taxa. Desconfiada, a cliente telefonou para a Celesc antes de realizar a operação. Então, teve a confirmação de que se tratava de um golpe.
Embora a maior parte das leituras de consumo de energia seja feita em relógio padrão acessado de fora das unidades consumidoras, a Celesc informa que, em serviços em que a entrada da equipe for necessária, os profissionais estarão com o uniforme oficial da empresa e com uma ordem de serviço em nome do titular da unidade consumidora. A companhia lembra, ainda, que não solicita depósito em conta bancária e que as faturas de energia possuem identificação visual padrão da empresa.
Continua depois da publicidade
Já em Guabiruba, no Vale do Itajaí, a vítima recebeu um telefonema, cobrando o pagamento de supostas faturas da Celesc em atraso, senão teria o fornecimento de energia cortado no mesmo dia. Como não era titular da unidade consumidora, os golpistas pediram para que o titular entrasse em contato, através de um número que não era o oficial da companhia. A cliente também relatou o caso à empresa e conseguiu evitar que o crime se concretizasse.
Em caso de qualquer dúvida, o consumidor deve entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 48 0120. Outro número oficial é o 0800 48 0196, para casos de emergência. Como as lojas de atendimento presencial ainda estão fechadas, a maior parte dos serviços pode ser acessada pelos canais virtuais, na agência web da Celesc ou no aplicativo da empresa para dispositivos móveis.
Baixe o app Celesc para Android
Baixe o app Celesc para iOs