Depois das tempestades de sexta-feira (21), que deixaram milhares de unidades consumidoras sem energia elétrica, a Celesc restabeleceu o fornecimento em praticamente toda Santa Catarina. Às 15h30min deste domingo (22) 99,9% dos pontos estavam com luz, porém ainda há um total de 2.837 unidades consumidoras sem energia.

Continua depois da publicidade

Na Grande Florianópolis, alguns transformadores queimados serão trocados ao longo do dia. Os casos são em locais de difícil acesso para as equipes, que realizam o trabalho de caminhão, informou o chefe regional da Celesc, Adriano Luz. Há casos para resolver nos bairros Saco Grande, Estreito, no Morro da Mariquinha e em Biguaçu. Até 15h30min, cerca de 450 unidades estavam sem luz na região.

Na regional de Rio do Sul, por volta das 15h30min haviam ainda 454 unidades sem luz. De manhã eram cerca de 2 mil unidades. A cidade com mais problemas era Imbuia, com 750 unidades prejudicadas. Em Leoberto Leal, Rio do Oeste, Presidente Getúlio e Apiúna também haviam mais de 5% das casas sem energia.

O chefe regional da Celesc, Manoel Arisoli, pontuou que as chuvas têm causado transtornos há mais de uma semana nas cidades da área. Neste domingo ainda estão sendo resolvidas algumas ocorrências de sexta-feira – a maioria em áreas rurais de difícil acesso.

Continua depois da publicidade

Veja a previsão do tempo na Coluna do Puchalski

Tempestade causou problemas no Estado

Na sexta-feira, por volta das 17h, uma tempestade com ventos, raios e granizo se formou no Estado. Milhares de imóveis ficaram sem luz – 20% da Grande Florianópolis chegou a ficar às escuras.

— Na sexta chegamos a ter 154 mil unidades desligadas, algo complexo para gerenciamento, principalmente por causa dos ventos acima de 90km/h – disse o chefe da Celesc na região, Adriano Luz.

O teto de um posto de gasolina no Norte da Ilha, em Florianópolis, desabou nesta sexta-feira (21) com a força dos ventos. A cobertura se contorceu e caiu sobre a loja de conveniência e sobre as bombas de gasolina logo no começo da tempestade. Ninguém se feriu, mas em um dos dois carros atingidos havia uma pessoa.

A colação de grau dos estudantes da Escola de Ensino Médio Jacó Anderle, no Norte da Ilha, foi interrompida por conta da tempestade. A cerimônia ocorria no ginásio do colégio, que alagou com a chuva. A diretoria está em contato com a Secretaria de Educação para remarcar a formatura.

Continua depois da publicidade