Funcionários da Celesc fizeram a recomposição da Linha de Transmissão de energia elétrica danificada com a queda de um poste por volta das 10h da manhã deste domingo, na Via Expressa (BR-282), em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
(Atualização: o trabalho de recomposição do poste foi concluído por volta das 21h45min deste domingo, segundo a Celesc.)
A linha de transmissão foi danificada após a queda de um poste, com rompimento de fios de alta tensão, o que exigiu o fechamento da Via Expressa na manhã deste domingo. O serviço já dura 10 horas desde a queda do poste e é considerado complexo pela empresa, que reforma a necessidade de calma e atenção por questões de segurança.
A estrutura danificada interliga as linhas que passam pelas pontes e abastecem a região insular de Florianópolis. O fornecimento de energia na Ilha, no entanto, não chegou a ser afetado porque a carga foi remanejada para atendimento por uma linha submarina de 230 quilovolts da subestação Desterro da Eletrosul. Às 20h deste domingo, apenas 73 unidades consumidoras de toda a região de Florianópolis estavam sem abastecimento, segundo o site da Celesc.
As causas da ocorrência ainda estão sendo investigadas, segundo a Celesc. Uma perícia está apurando o caso para a definição do que provocou a ruptura do poste. Entre as hipóteses estaria a possibilidade de excesso de esforço (provocado inclusive por agentes externos, como fortes ventos). A confirmação oficial será apresentada assim que o estudo for concluído, informa a empresa de energia elétrica.
Continua depois da publicidade
Desde já, a Celesc atua para verificar e reforçar a segurança de toda a estrutura que compõe essa Linha de Transmissão.