De cultura riquíssima, Campo Belo do Sul pode unir usos e costumes de uma cultura que varia da culinária, artesanato, linguagem, religiosidade e africana, de herança de seus 532 escravos, segundo censo imperial de 1862.

Continua depois da publicidade

O exemplo deste sincretismo religioso é notado nos cantos e orações entoados durante a Recomenda das Almas e a Reza do 25 de Março, onde se reza mil ave-marias e se ajoelha mil vezes. Unindo resquícios ítalo-germânicos, percebemos um protestantismo velado de finais do século 19 muito pontual trazido por alemães que passam a residir em Campo Belo do Sul neste período, além dos costumes dos nativos, como o uso de ervas medicinais, benzimentos, e muitas estórias.

Para falar da política, em Campo Belo do Sul é necessário voltar ao século 19, onde ocorreu a primeira reforma eleitoral de Baguáes, em 1882. Posteriormente, de 1889 a 1899, encontramos com riqueza de detalhes todas as atas das eleições censitárias destes dez anos.

Documentalmente encontramos também a lista nominativa de votantes das décadas de 1930 e 1940, até chegarmos à emancipação política desta municipalidade.

Da década de 1960 encontramos uma série documental completa sobre todo o começo da estrutura pública do novo município, que passa a ter sua autonomia política de forma legal e direta nesta ocasião histórica.

Continua depois da publicidade

Economicamente o município viveu outrora da criação do gado e tropeirismo, incluindo a produção do charque e de açúcar com três pequenas usinas de produção no século 19, além da lavoura de subsistência.

Hoje, Campo Belo do Sul é considerada, sem dúvida, o celeiro da região serrana, sendo o município o maior produtor de grãos, laborando também com silvicultura e, em pequena escala, com produção de gado vacum para o abate.

Assim, podemos dizer que Campo Belo do Sul possui uma economia agrossilvopastoril. O que mais dizer sobre Campo Belo do Sul? Sua história, cultura, política e economia o precedem com orgulho a esta terra que hoje também é minha!

Edilson José de Souza, prefeito

“O povo é solidário e hospitaleiro, temos diversas belezas naturais, como rios de águas puras e cristalinas, ar puro, vasta gastronomia e vinhos de qualidade. Enfim, é o melhor lugar do mundo.”

Continua depois da publicidade

:: Saiba mais

? População: 7.398 habitantes (Fecam)

? Localização: Serra Catarinense, a 52 km de Lages

vÁrea: 1027,41 km2

? Emancipação: 17/07/1961

? Características: economia voltada para a agricultura, pecuária e silvicultura.

? Atrativos: turismo rural

? Curiosidades: moradores de Campo Belo do Sul preservam uma antiga tradição chamada “Reza de 25 de Março”. As pessoas ajoelham-se mil vezes e rezam a mesma quantidade da oração ave-maria.

? Pontos turísticos: Patrimônio Iconográfico Cemiterial, obra feita pelo artista Agostinho Malinverni, em 1919.