A prefeitura de Florianópolis, em parceria com a Fundação Cultural Franklin Cascaes, abre neste sábado o Ciclo do Divino Espírito Santo. A abertura terá programação na Catedral Metropolitana da Capital durante a manhã.
Continua depois da publicidade
Entre as atividades deste sábado, está a apresentação dos casais festeiros, hasteamento das bandeias e benção dos pães, todas elas no interior da Catedral. Além disso, haverá ainda o cortejo imperial pelas ruas centrais da cidade, com a distribuição de 2.500 pães. Caso esteja chovendo, o desfile será cancelado.
— Este é um evento que dá o pontapé para as 14 festas do Divido que ocorrem na nossa cidade. É uma celebração da partilha, da solidariedade e da comunidade — ressalta Roseli Pereira, superintendente da Fundação Cultural Franklin Cascaes.
A abertura do Ciclo contará com a presença de todas as cortes e festeiros da Ilha e das demais cidades da Grande Florianópolis. O evento ocorre sempre dois sábados antes do domingo de Pentecostes. Os festejos do Divino seguem até o mês de setembro.
Considerada no ano passado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, a festa acontece em 14 comunidades da Capital, mesclando elementos religiosos e folclóricos.
Continua depois da publicidade
Programação neste sábado
8h30min – Concentração dos Casais
9h – Benção dos Pães
9h30min – Apresentação dos casais festeiros
10h15min – Fala da autoridades
11h – Desfile pelas ruas centrais de Florianópolis
História
A Festa do Divino Espírito Santo teve sua origem em Portugal, na Vila de Alenquer, em 1296, por iniciativa da Rainha Santa Isabel de Aragão, esposa do Rei D. Dinis. A celebração é uma manifestação cultural marcante na religião do litoral catarinense, com grande influência da cultura açoriana.
Em 2018, além de ter sido considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado pela Fundação Catarinense de Cultura, a festa também foi reconhecida como Patrimônio Cultural de Florianópolis.
Leia mais:
Cultura e tradição marcam a Festa do Divino Espírito Santo que acontece neste sábado na Capital