“Vai só até aqui?”. Esta era uma das indagações que os fiéis faziam sobre os tapetes que foram montados ao redor da Igreja Matriz de Itajaí para celebração de Corpus Christi na tarde desta quinta-feira. Mesmo ocupando menos espaço do que no ano passado, quando eram colocados em mais ruas da cidade, os tapetes não perderam o encanto e atraíam olhares de todos que se dirigiam para a igreja.

Continua depois da publicidade

>>> Confira a galeria de fotos das comemorações de Corpus Christi

Continua depois da publicidade

Leda Moura é moradora de Balneário Camboriú, mas como já residiu em Itajaí, fez questão de participar da missa e conferir os tapetes de Corpus Christi. Segundo ela, antigamente o trajeto era maior.

– Sempre participamos da celebração, mas este ano está menor, lembro que passava pelas ruas Tijucas e Samuel Heusi. Era um espetáculo, a gente até não dava conta de caminhar. Mas estamos gostando, cada ano eles aperfeiçoam mais os desenhos, é muito bem feito – avalia.

Quem também parou para ver os tapetes e tirar fotos dos desenhos foi o casal João e Marli Scherevatj. Esta foi a primeira vez que eles participam da celebração de Corpus Christi na matriz de Itajaí.

Continua depois da publicidade

– Fizeram um trabalho muito legal, bem feito e bonito. Gostamos mais desse tapete principal, mas todos são bonitos e um vai enfeitando o outro. É até uma pena que vão ser pisados – afirmam.

O diácono da Igreja Matriz, Fábio Soares Rocha, explica que foram confeccionados menos tapetes em função das dificuldades com o trânsito da cidade.

– Tínhamos que facilitar o trajeto para que as pessoas pudessem participar com mais facilidade – argumenta.

Continua depois da publicidade

Tapetes enfeitam paróquia do Dom Bosco

Na paróquia do bairro Dom Bosco diversos moradores chegaram bem cedo para ver os tapetes de Corpus Christi. Uma dessas pessoas foi Lúcia Ribeiro Kopsch, de 77 anos, que observava cada desenho e frase com atenção. Ela mora em Itajaí há um ano e aproveitou a data para agradecer a Jesus.

– Na enchente de 2011 em Rio do Sul meu filho foi buscar a gente porque a água estava subindo. Eu voltei para falar com o meu Jesus e pedi que se a água viesse não era para molhar os colchões que estavam em cima da mesa. E isso foi uns oito dias de água, tinha enchido até a metade da casa e quando entraram me disseram que os colchões estavam secos. Então esse é um testemunho que eu tenho que dar, porque hoje é o dia dele – conta.

Significado do Corpus Christi

A comemoração de Corpus Christi tem um significado especial para a Igreja Católica. De acordo com o diácono Fábio Soares Rocha, a data é festiva porque se comemora o Corpo de Cristo.

Continua depois da publicidade

– O Corpo de Cristo é o ápice da vida da Igreja. A eucaristia é a consagração dele. Além disso, fazemos os tapetes para que Jesus passe em cima das intenções e abençoe os pedidos do povo – explica.