O feriado de Nossa Senhora Aparecida começou com muita devoção em Blumenau. A programação começou às 7h com uma missa na Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro. Em seguida, os fiéis seguiram em carreata acompanhada pelo Corpo de Bombeiros e pela Guarda de Trânsito até o Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Itoupava Norte.
Continua depois da publicidade
Às 9h30min uma missa no santuário em homenagem à padroeira do Brasil marcou o início da celebração no santuário. Ao fim da celebração, por volta das 11h, o padre João Bachmann fez o já tradicional sobrevoo de helicóptero em volta do pátio do santuário. Como nos anos anteriores, o religioso lançou pétalas de rosa, mantos de Nossa Senhora e rosários para os fiéis.
O padre João Bachmann lembra que muitos fiéis de outras cidades da região vêm a Blumenau para agradecer graças alcançadas e acrescenta que as celebrações deste ano já vão servir como um aquecimento para 2017, quando completam-se 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida para pescadores no Rio Paraíba do Sul, no estado de São Paulo.
Para ele, a forma simples como a imagem foi encontrada aumenta a identificação dos fiéis brasileiros com a santa:
– No momento em que vivemos, com recessão econômica e crise política, o povo, de forma muito humilde e simples, recorre à Nossa Senhora como uma esperança de salvação do Brasil. Isso mostra uma confiança muito grande. Assim como os filhos recorrem à mãe diante da necessidade, os fiéis buscam Nossa Senhora Aparecida – compara o padre João Bachmann.
Continua depois da publicidade
Confira a programação do dia:
7h – Missa na Catedral São Paulo Apóstolo, seguida de carreata até o Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Itoupava Norte
9h30min – Missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Itoupava Norte
11h – Sobrevoo do padre João Bachmann com distribuição de pétalas de rosas e rosários
19h – Missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Itoupava Norte com apresentação do Coral da Catedral de Aachen, da Alemanha