Cinco adolescentes com idades entre 14 e 17 estão apreendidos desde terça-feira na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Joinville, aguardando vaga no sistema socioeducativo do Estado. A Justiça decretou internação provisória de 45 dias para todos eles. Os adolescentes foram apreendidos em flagrante após roubarem os pertences de dois homens na rua. Os cinco estão amontoados em uma única cela.

Continua depois da publicidade

A situação ficou mais caótica nesta quinta-feira quando chegou um rapaz de 19 anos que foi apreendido em virtude de um mandado de busca e apreensão. Ele estaria foragido do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório de Itajaí. Como a lei determina que menores de idade não podem ficar detidos em uma mesma cela que maiores, todos os adolescentes foram remanejados para uma das duas celas da delegacia.

De acordo com o coordenador regional do Sindicato da Polícia Civil, Cláudio Medeiros, a situação é insalubre e não há alimentação para os apreendidos. Para amenizar o problema, uma entidade e familiares dos adolescentes estão providenciando as refeições. Na delegacia, há apenas um colchão disponível.

Conforme a lei, o prazo de espera na delegacia até que uma vaga seja aberta no sistema socioeducativo é de cinco dias. Caso a Justiça não consiga vaga em um dos centros de internação do Estado até domingo, os adolescentes serão liberados. A reportagem não conseguiu contato com a Secretaria de Justiça e Cidadania nesta sexta-feira para comentar o caso.

Continua depois da publicidade