Alunos do Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe, no bairro Profipo, em Joinville, aprenderam sobre sustentabilidade e sobre a importância da alimentação saudável em aulas lúdicas, realizadas em contato com o meio ambiente. As crianças cultivaram alimentos em uma horta e aprenderam as lições na prática.

Continua depois da publicidade

A dedicação dos pequenos, aliada ao esforço de professores e de familiares, foi reconhecida nesta semana na 6ª edição do Prêmio Interdisciplinar de Educação Ambiental. O projeto do CEI conquistou o primeiro lugar e superou as expectativas.

O Prêmio Interdisciplinar de Educação Ambiental tem como objetivo promover iniciativas que envolvam alunos e professores na aplicação de conceitos sócio ambientais no âmbito educacional. Para participar, a unidade precisa cumprir quatro tarefas sendo a primeira delas a implantação de uma horta.

O CEI Pequeno Príncipe já contava com um espaço destinado ao plantio de alimentos, mas para integrar o Prêmio a horta mudou de lugar e foi revitalizada.

As crianças trabalharam com a releitura de um ponto turístico do município ao construir os canteiros em forma de palmeira e todo o trabalho foi registrado em um diário com o relato de alunos e professores.

Continua depois da publicidade

– Ao plantar e cuidar dos alimentos os alunos também passaram a demonstrar mais interesse por uma alimentação saudável – contou a professora Bruna de Medeiros.

Algumas verduras já foram da horta direto para o prato das crianças e outros alimentos foram trabalhados em sala de aula, com receitas culinárias enviadas pelos pais dos alunos.

Os familiares também participaram ativamente de outra etapa do projeto, que previa a confecção de roupas com materiais recicláveis. Em sala de aula cada turma escolheu uma história e elaborou as fantasias de seus personagens preferidos.

A 6ª edição do Prêmio Interdisciplinar de Educação Ambiental contou com a participação de 14 Centros de Educação Infantil e 14 escolas da rede municipal de ensino.

Continua depois da publicidade