As crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Amandos Finder, no Jardim Iririú, aprenderam uma forma diferente de economizar água potável. O sistema de captação da água da chuva implantado na unidade, em parceira com os pais e a comunidade, será a nova fonte para regar as plantas, lavar o piso da área coberta e dar banhos refrescantes de mangueira nos alunos. O projeto, vencedor do Prêmio Embraco Ecologia, foi inaugurado na manhã da última terça-feira.

Continua depois da publicidade

Durante a cerimônia, os alunos fizeram uma apresentação para explicar como funciona o processo de captação da água da chuva até o momento em que ela é utilizada. Eles dançaram e cantaram uma música com o tema água.

Para colocar a ideia em prática, professores contaram com o apoio do presidente do projeto Viva Cidade e especialista em aproveitamento de água da chuva e economia da água potável, João Carlos Farias. Ele explicou que este tipo de iniciativa é muito importante para a formação das crianças, pois elas levam o que aprendem para casa.

-A escola que põe em prática uma ação como esta ajuda a despertar nas crianças o respeito pelo ambiente onde vivem e crescem com esse hábito. O futuro precisa disso-, salientou.

Continua depois da publicidade

Além da implantação do sistema de captação da água da chuva, o CEI também trabalhou na revitalização do espaço onde foi instalada a estação de tratamento e os pais construíram uma nova casinha para brincar.