Com a decisão judicial, divulgada na sexta-feria, que devolveu os direitos políticos à prefeita Cecília Konell, o PSD deve definir nesta semana a data da convenção para confirmar os candidatos à prefeito, vice e vereadores.

Continua depois da publicidade

O presidente do PSD, Carione Pavanello, afirma que a convenção do partido deve ocorrer na próxima semana, perto do prazo final para os partidos confirmarem os nomes dos candidatos.

A medida cautelar protocolada pela defesa de Cecília foi deferida pelo desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz e publicada no “Diário da Justiça de Santa Catarina”. Cecília é acusada de nomear a irmã, Carmelita Konell, a um cargo gratificado, mas sem exercer a função.

A liminar suspende, até o julgamento final da ação, os efeitos da primeira decisão do TJ que condenou Cecília por improbidade administrativa em outubro de 2011. A prefeita perderia os direitos políticos por três anos, sem a necessidade de afastamento do cargo. Cecília já havia sido condenada em primeira instância em outubro de 2010.

Continua depois da publicidade

O julgamento final da ação não tem data para ocorrer no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

– Não há mais decisão eficaz que impeça a prefeita de concorrer -, diz o advogado de Cecília, Marlon Bertol. Ele alega que não é competência da Justiça de Jaraguá julgar um caso de improbidade, envolvendo a chefe do Executivo, mas do TJ.

Mesmo quando estava impedida judicialmente de participar das eleições, Cecília era a principal aposta do partido para concorrer à reeleição. Pavanello, esperava que o recurso fosse julgado este mês e comemorou a decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

– Sempre acreditamos que a decisão anterior seria revertida -, afirma.

Pavanello confirma a manutenção dos nove partidos da base aliada (PSB, PV, PRP, PTB, PSDC, PPS, PMN, PRN, PSC) e diz que a sigla conversa com o PMDB e PP para aumentar o leque de aliados. Entre os possíveis vices de Cecília estão nomes como o empresário Alcides Pavanello (PSB), a ex-secretária de habitação Maristela Menel (PSD), o sindicalista Gildo Alves (PPS) e os vereadores Lorival Demathê (PSD) e Amarildo Sarti (PV).

Continua depois da publicidade

Além de Cecília, Jaraguá tem outros seis pré-candidatos: o suplente de deputado estadual Dieter Janssen (PP), o vereador Jean Leutprecht (PC do B), o ex-prefeito Moacir Bertoldi (PR), a suplente de senadora Níura Demarchi (PSDB), o vereador Ademar Possamai (DEM), o ex-deputado estadual Dionei Walter da Silva (PDT).