A Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC) está fornecendo alimentos para os consumidores do Rio Grande do Sul, já que a Ceasa de Porto Alegre, localizada no bairro Anchieta, está inundada. A informação foi divulgada pelo diretor da central catarinense, Emerson Martins, em entrevista a CBN Floripa, nesta terça-feira (7).

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

— Entramos em contato com a diretoria da Ceasa do Rio Grande do Sul e nos colocamos à disposição para auxiliar no abastecimento do estado vizinho. Os compradores já estão vindo e a garantia é de que não faltará alimento (…). Nesse momento tão difícil para todos, vamos facilitar ao máximo essa vinda para Santa Catarina — destacou o diretor da Ceasa/SC.

No Rio Grande do Sul, a Secretaria de Desenvolvimento Rural irá investir cerca de R$ 300 mil para a criação de uma estrutura provisória da Ceasa na cidade de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. Enquanto isso, a Ceasa de Santa Catarina será uma das alternativas para os compradores gaúchos. Nesta terça-feira (7), pelo menos 10 caminhões vindos do sul abasteceram na unidade de São José.

Encarecimento de alimentos na Grande Florianópolis

Há menos de um mês, fortes chuvas destruíram plantações de hortaliças na Grande Florianópolis, no chamado “cinturão verde”, que compreende os municípios de Antônio Carlos, Águas Mornas e Rancho Queimado.

Continua depois da publicidade

Como alternativa, a Ceasa catarinense passou a adquirir produtos de fornecedores gaúchos. Com as enchentes no Rio Grande do Sul, os dois estados ficaram desfalcados. A opção, segundo o diretor Emerson Martins, será comprar hortaliças do Rio de Janeiro, cuja qualidade é inferior.

— Isso, é claro, acaba gerando um impacto para os consumidores, mas acreditamos que daqui a uns dias as coisas comecem a se normalizar. Já os outros produtos, que não sofreram impactos, continuarão com os preços normais — disse o diretor da Ceasa na manhã desta terça-feira.

Leia também

Granja Faria doa 1 milhão de ovos para atingidos pela enchente no RS

Por terra e pelo ar, empresas e entidades de SC ajudam gaúchos atingidos pela enchente

Empresários do Sul de SC usam jet skis e barcos para resgatar vítimas no RS