O cearense Antônio Nascimento, o Tonho, da equipe Memorial/Santos, conquistou neste domingo, dia 18, o título de campeão geral da Volta Internacional do Estado de São Paulo de Ciclismo 2004.
Continua depois da publicidade
Ele completou a última etapa da competição, disputada entre Jundiaí e São Paulo no pelotão principal e, com isso, garantiu o primeiro lugar na classificação geral.
O vencedor da etapa foi o paulista André Grizante, da Extra Caloi Suzano, que completou o percurso de 56 quilômetros em 1h10min55, com uma ótima média de 47,38 km/h, a maior do evento, que teve início no último dia 11.
O argentino Edy Cisneros, da Monti/Argentina, terminou em segundo lugar, seguido dos uruguaios Alem Rayes e Wilder Miraballes e do norte-americano Emile Abraham, todos com o mesmo tempo do vencedor.
Tonho terminou em 18º lugar entre os 90 ciclistas que largaram no km 56 da rodovia dos Bandeirantes (16 desistiram durante a competição).
Continua depois da publicidade
– Foi uma competição muito difícil, que exigiu um trabalho incrível de nossa equipe. Felizmente conseguimos reverter a situação nas últimas etapas – comentou Tonho, de 26 anos, que dedicou a vitória ao companheiro Márcio May, de Santa Catarina, que liderou por cinco etapas e sofreu uma queda durante o aquecimento para a disputa da prova contra-relógio, na sexta, em Ribeirão Preto.
– Ele teve forças para continuar competindo e ajudando a equipe.
Além do título geral, que rendeu um prêmio de R$ 8 mil, Tonho ficou também em primeiro na classificação do Prêmio de Montanha.
O bom desempenho dos atletas da Memorial/Santos garantiu também o título de campeã por equipe do evento, ficando à frente da Scott/Fadenp/São José dos Campos e da Monti/Argentina e da Extra Caloi.
A Volta de São Paulo, que distribuiu R$ 47.135 em prêmios, teve 1.151 quilômetros de percurso total, sendo 974,25 de competição, com a primeira etapa disputada no dia 11 no autódromo de Interlagos e paradas em São José dos Campos, Atibaia, São Carlos, Bauru, Ribeirão Preto, Campinas e, finalmente, na Cidade Universitária.
Continua depois da publicidade
Confira no quadro abaixo mais resultados da disputa.