Crises econômicas, alterações na legislação trabalhista, instabilidade política e agora, pandemia do novo coronavírus. As medidas restritivas, como o fechamento das atividades não essenciais em Santa Catarina, impactaram de forma acentuada o faturamento dos empreendedores, mesmo depois quando puderam abrir as portas novamente com uma série de regramentos sanitários. Ser empresário e enfrentar essas dificuldades – além da alta carga tributária do país – sem uma orientação adequada e apoio setorial fica ainda mais complicado.

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Tendo em vista essa necessidade, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis atua há 60 anos para oferecer soluções voltadas aos negócios dos empresários do comércio, profissionais liberais, prestadores de serviço e microempreendedores individuais, além de qualificar profissionais para o mercado de trabalho. Primeira CDL criada no estado catarinense, a entidade pioneira incentivou a criação de estruturas semelhantes do movimento lojista pelo estado. A Câmara está sempre atenta às inovações e às tendências de mercado, além de oferecer cursos e atividades para preparar e capacitar os associados.

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O vice-presidente Júlio César Geremias acredita que a CDL é uma entidade bastante engajada em todos os assuntos da cidade.

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— A entidade, que é a maior do Estado de Santa Catarina e está entre as cinco maiores do País, possui credibilidade com os empresários que buscam informações, capacitação e instrução para tocarem seus negócios. Ela é envolvida com todos os segmentos, com governo do estado e prefeitura — afirma Geremias.

Prédio da CDL Florianópolis
Prédio da CDL, em Florianópolis (Foto: Divulgação | CDL Florianópolis)

Transformação do consumo requer presença digital do comércio

Durante a pandemia, o consumidor mudou a forma de consumir. Compras por sites, Whatsapp, Instagram e outras ferramentas são cada vez mais frequentes. O comércio eletrônico traz mais agilidade ao consumidor, que pode fazer as compras de forma facilitada e receber o produto sem ter que sair de casa.

Antes mesmo da crise sanitária, a CDL já vinha trazendo informações, seminários e capacitação na área de digitalização dos negócios.

— Com a pandemia, lockdown e diminuição da circulação de pessoas, isso deixou de ser importante para ser vital. As empresas tinham que continuar sobrevivendo e mantendo os empregos, por isso procuraram complementar ou até substituir a compra física e presencial pela on-line. Ou fazia isso ou tinha que fechar as portas — completa o vice-presidente.

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Pensando na tendência das vendas cada vez maiores no meio digital, a CDL de Florianópolis lançou o Marketplace Clique Compre CDL, uma vitrine virtual que reúne diversos segmentos de empresas associadas. A plataforma consolida as iniciativas de inovação e transformação digital da entidade que representa o comércio da capital catarinense.

A plataforma conta com mais de 30 estabelecimentos comerciais, somando mais de dez mil produtos e serviços cadastrados. Óticas, pet shops, lojas de calçados, materiais esportivos, de construção, produtos naturais, estão entre os diversos departamentos encontrados. As entregas podem ser realizadas para todo o Brasil, de forma simples e ágil.

— Como tudo é muito novo, as empresas estão aprendendo e a CDL também. Estamos contando com consultoria, uma parceria com empresa de software que já tinha conhecimento nessa área. Nosso objetivo como instituição é prover um caminho fácil, seguro e de baixo custo para os comerciantes — finaliza o vice-presidente.

Além da plataforma digital, a entidade também disponibiliza o CDL Tech para capacitar empresários e conectar o varejo com o ecossistema de tecnologia e inovação de Florianópolis.

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