A CDL Blumenau divulgou um alerta nessa quarta-feira sobre uma nova tentativa de golpe aplicada na cidade. A situação se tornou conhecida depois que uma empresa associada à entidade percebeu dados conflitantes ao quitar um boleto.
Continua depois da publicidade
A conta veio por Sedex e deu a impressão de credibilidade. Porém, na hora de cadastrar o documento para pagamento se percebeu informações erradas. O nome e o CNPJ do beneficiário eram diferentes dos que constavam no boleto recebido.
Ao analisar os dados e entrar em contato com o fornecedor, foi confirmado que se tratava de uma fraude. Segundo a CDL, a empresa acredita que em algum momento entre a emissão/envio e o recebimento dos boletos houve a troca do oficial por boletos fraudulentos.
Em nota, a entidade destacou que neste caso os dados do falso boleto eram fiéis aos do beneficiário/fornecedor, apenas o código de barras foi alterado, o que torna a fraude quase perfeita. Para evitar que alguém seja lesado, a CDL Blumenau emitiu algumas recomendações:
– Ao receber um boleto, certifique-se dos dados que constam nele;
Continua depois da publicidade
– Verifique a procedência do boleto, se de fato é de um serviço que você contratou;
– Ao cadastrar o boleto, antes de efetuar o pagamento, verifique as informações como valor, conta e nome do beneficiário;
– Em caso de dúvidas, compartilhe com a equipe de trabalho e entre em contato com quem emitiu o boleto;
– Em caso de fraude, comunique os envolvidos, faça o registro na Polícia Civil e compartilhe para evitar que mais pessoas caiam no golpe.