A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que obriga o Congresso Nacional a apreciar as contas do governo até um mês antes do fim do ano legislativo posterior, sob pena de travar a pauta do Congresso.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, as contas relativas ao ano de 2015, por exemplo, deveriam ser apreciadas pelo Congresso até novembro de 2016, considerando o calendário padrão que encerra o ano legislativo em 22 de dezembro. A proposta ainda precisa ser apreciada pelo plenário do Senado para seguir para a Câmara dos Deputados.

Leia mais

TCU abrirá prazo para Dilma explicar irregularidades em contas de 2015

Procurador diz que MP recomendará rejeição das contas de 2015 de Dilma

Continua depois da publicidade

Professor defende práticas fiscais de Dilma na comissão do impeachment

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Macroavaliação Governamental (Semag) do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou irregularidades nas contas do governo em 2015. O relatório deve ser enviado nos próximos dias para o ministro José Múcio, que é o relator das contas.

A edição de créditos suplementares, bem como operações de crédito com bancos públicos, as chamadas pedaladas fiscais, são algumas das irregularidades identificadas pelo TCU, mesmos argumentos que embasam o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Leia as últimas notícias de Política

*Estadão Conteúdo