A Copa Sul-Minas-Rio, competição organizada para 2016, ganhou nesta terça-feira o aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em assembleia geral, as federações estaduais aprovaram por unanimidade a disputa, com ressalvas, pois pedem a adequação à legislação esportiva.

Continua depois da publicidade

Delfim garante Copa Sul-Minas-Rio com ou sem apoio da CBF

Roberto Alves: “Liga Sul-Minas-Rio não sofrerá goleada em assembleia da CBF”

Em nota, a CBF explica que “não se opõe” à competição, mas entende que é necessário respeitar 30 dias de férias dos atletas, 30 dias de pré-temporada para clubes e intervalo mínimo entre partidas do mesmo time.

Continua depois da publicidade

– Tem que acontecer como na Copa Verde e na Copa do Nordeste. Se existe alguma disposição, tem que ter todos os entes envolvidos. Tem que respeitar a disciplina do futebol, os estatutos, ordenamento jurídico, direito dos atletas e calendário nacional – afirma o secretário-geral Walter Feldman.

O secretário-geral garante que houve uma reação às declarações do CEO da Sul-Minas-Rio, Alexandre Kalil, de que a relação com a CBF estaria cortada e que “daria um jeito na lei” para que o torneio saísse de qualquer forma. Há uma movimentação nos bastidores para facilitar o entendimento entre as partes.

Delfim articula reunião entre os clubes e a CBF

O presidente licenciado da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho, articulou uma reunião apenas entre mandatários dos clubes da Liga e a alta cúpula da CBF. Segundo ele, não há data, mas é para logo.

Continua depois da publicidade

– É lógico que ninguém pensou em fazer a competição fora da lei. Então, fiz o meio de campo para uma reunião dos clubes com a presidência da CBF. E eles vão se acertar definitivamente. Tem que fazer algum ajuste na tabela, mas vai sair – garante Delfim, que explica que os ajustes seriam referentes a datas de jogos.

Algumas federações contestaram o critério para a escolha dos clubes, mas não deve haver mudança quanto a isso, avisa Delfim:

– O critério foi o ranking da própria CBF, então ela não pode achar ruim.

Vaga de SC aguarda confirmação

Além de algumas datas de jogos que devem ser alteradas em função do calendário do começo do ano que vem, há outra questão pendente para a primeira edição da Copa Sul-Minas-Rio. Ainda falta oficializar a terceira vaga catarinense. Por enquanto, apenas Avaí e Figueirense estão garantidos. Na tabela divulgada na segunda-feira (confira abaixo), além da dupla da Capital está o Criciúma. No entanto, de forma provisória, pois ao fim da temporada a Chapecoense deve ser confirmada no lugar do Tigre.

Continua depois da publicidade

A confusão momentânea se dá pela proximidade atual dos dois clubes no ranking da CBF. E é a situação de agora que foi levada em conta na hora de montar a tabela. Só que é a posição atualizada deles ao final da temporada que definirá a vaga. E a projeção de permanência do Verdão na Série A e do Tigre na B favorece o time do Oeste.

– Quem vai hoje é o Criciúma, pelo ranking. Era a Chapecoense, mas foi-se analisar agora o ranking, e o Criciúma está 10 pontos, algo assim, à frente da Chapecoense. Se até o final do campeonato a Chape ultrapassar, vai para a competição – explica o presidente da FCF, Delfim Pádua Peixoto Filho.

Torneio será disputado entre janeiro e março

Conforme a tabela provisória divulgada nesta semana, e que passará por ajustes de datas em breve, a Copa Sul-Minas-Rio começará em 27 de janeiro. Os 12 clubes estão divididos em três grupos, cada um com um dos clubes catarinenses.

Continua depois da publicidade

A primeira fase, em turno único, classificará quatro clubes para as semifinais, marcadas entre 23 e 24 de março, em um jogo. A final está marcada para 30 de março, também em partida única.

A primeira rodada:

27/1

Criciúma x Cruzeiro

Atlético-MG x Flamengo

Fluminense x Atlético-PR

28/1

América-MG x Figueirense

Avaí x Grêmio

Inter x Coritiba

As chaves:

Grupo do Avaí: Coritiba, Grêmio e Internacional

Grupo do Figueirense: América-MG, Atlético-MG e Flamengo

Grupo do Criciúma*: Atlético-PR, Cruzeiro e Fluminense

*Tem vaga provisória, mas deve ser substituído pela Chapecoense