Depois de anunciar em outubro que a Série D do Campeonato Brasileiro sofreria redução de 40 para 32 clubes em 2013, a Confederação Brasileira de Futebol voltou atrás.
Continua depois da publicidade
O Departamento de Competições da CBF divulgou nesta quarta-feira que o torneio mantém o mesmo formato da edição de 2012, com 40 clubes divididos em oito grupos de cinco equipes. Com a decisão o Marcílio Dias, vice-campeão da Copa Santa Catarina, garante a primeira vaga do Estado na quarta divisão nacional do próximo ano.
A CBF reavaliou seu posicionamento a pedido das federações que tinham previstas duas vagas na Série D 2013. Isso porque elas organizaram competições específicas para a disputa da segunda vaga, como a Copa SC, sendo que a primeira é reservada aos Estaduais.
Para seguir cumprindo os regulamentos desses torneios paralelos, a Confederação adiou para 2014 a redução no número de participantes.
– Nosso planejamento para 2013 já foi iniciado pensando na Série D, porque sempre tivemos essa posição da Federação Catarinense de Futebol de que a vaga era nossa. Com certeza vamos subir no Catarinense e a quarta divisão também é prioridade para o clube – diz o presidente do Marcílio Dias, Marlon Bendini.
Continua depois da publicidade
No Campeonato Estadual brigam pela segunda vaga na Série D as equipes que não jogam as Séries A e B do Brasileiro: Atlético de Ibirama, Camboriú, Guarani de Palhoça, Juventus e Metropolitano.