Se o campeão da Copa do Brasil estiver entre os quatro melhores classificados do Brasileirão, a última vaga à Libertadores será através do campeonato de pontos corridos, e não dada ao vice-campeão do mata-mata. O esclarecimento foi feito pela CBF nesta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Na segunda, o site UOL Esporte informou que a última vaga brasileira seria do vice-campeão da Copa do Brasil caso o mesmo time vencesse as duas competições nacionais – por exemplo, o Atlético-MG iria à Libertadores como vice-campeão da Copa do Brasil, mesmo se não ficasse no G-4 do Brasileirão, caso o Cruzeiro fosse campeão dos dois campeonatos.

Confira a classificação do Brasileirão

Continua depois da publicidade

A CBF, no entanto, decidiu manter o formato adotado nos últimos anos. Na única vez em que o mesmo time ganhou as duas competições – Cruzeiro, em 2003 -, a vaga extra na Libertadores ficou com o Coritiba, quinto colocado no Brasileirão, e não com o Flamengo, vice-campeão da Copa do Brasil.

Na prática, a determinação beneficia a dupla Gre-Nal, que já está eliminada da Copa do Brasil e disputa a vaga na Libertadores pelo Brasileirão – o Grêmio está em terceiro, enquanto o Inter é o sexto.

Confira a nota oficial da CBF:

“Com o objetivo de esclarecer dúvida suscitada por um órgão da imprensa no tocante ao preenchimento de vaga para a edição de 2015 da Copa Libertadores da América oriunda da Copa do Brasil, a CBF informa que na hipótese de o clube campeão da Copa do Brasil de 2014 também conquistar o direito de participação na Copa Libertadores em virtude de sua classificação no Campeonato Brasileiro da Série A de 2014, esse clube acessará a Copa Libertadores de 2015 com base na conquista do título de campeão da Copa do Brasil, ingressando na segunda fase da competição continental.

Neste caso, será aberta mais uma vaga a ser preenchida por clube advindo do Campeonato Brasileiro Série A de 2014.”

Continua depois da publicidade

*ZHESPORTES