O Athletico Paranaense, a Associação Recreativa Torcida Organizada “Os Fanáticos” e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terão de pagar indenização de R$ 300 mil por danos morais coletivos devido à “batalha campal” registrada na Arena Joinville. O episódio aconteceu em 2013, quando uma confusão entre os torcedores terminou em quatro feridos e três presos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
A ação foi movida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Conforme a instituição, naquele dia, a partida válida pela série A do Campeonato Brasileiro foi marcada pelo confronto entre a torcida do clube paranaense com a torcida do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.
A disputa ocorreu em Joinville porque a equipe paranaense havia sido punida pela Justiça Desportiva com a perda de mando de dois jogos depois que torcidas organizadas entraram em conflito em um jogo no mesmo ano.
Em Joinville, sustentou o MP, o clube paranaense se limitou a solicitar policiamento para a partida, descumprindo a obrigação de fornecer segurança ao evento. Mesmo com a Polícia Militar comunicando ao clube sobre a necessidade de contratar seguranças particulares para atuar nas revistas e na proteção das torcidas, o Athletico permitiu que a torcida do Vasco da Gama ocupasse um espaço maior do que o destinado às torcidas adversárias na Arena.
Continua depois da publicidade
Para a promotoria, “o episódio ocasionou muita tristeza e revolta na população joinvilense. A cidade, como um todo, sentiu-se ferida por conta de atitudes criminosas promovidas por pessoas que foram recebidas de braços abertos, como costuma ocorrer, aliás, em todos os grandes eventos festivos realizados na cidade”.
Todo o recurso será destinado ao Fundo de Restituição de Bens Lesados do Estado de Santa Catarina. O Promotor de Justiça Max Zuffo, titular da 20ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, disse que deverá recorrer da decisão visando aumentar o valor da condenação. Cabe recurso também aos réus.
Relembre em fotos
Leia mais
Motociclista morre após bater de frente com caminhão em rodovia de SC